Geral

Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta

O boletim do governo de SC observa que o abastecimento segue prejudicado na área rural, enquanto na urbana ocorre uma recarga mais aparente.

11/08/2020

Por

Dados do Boletim Hidrometeorológico Integrado do Governo do Estado apontam que, devido ao volume de chuva significativo no último mês, a situação apresentou uma considerável melhora em relação aos boletins anteriores.

Leia mais:

Mas, a distribuição ainda não está homogênea em todas as cidades, que ainda enfrentam problemas no abastecimento impactado pela estiagem.

Conforme dados, entre 286 municípios monitorados, 214 estão em estado de normalidade, 56 em atenção, 13 em alerta e três em estado crítico. Situação que reforça o período ainda delicado que o Estado se encontra, tendo em vista a falta de chuva por longos períodos, sem precipitação desde 2019.

O boletim observa também que o abastecimento segue prejudicado na área rural, enquanto na urbana ocorre uma recarga mais aparente. Dos 117 municípios que decretaram situação de emergência, 97 informaram que tiveram suas zonas rurais afetadas.

A gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt, comenta que embora a situação de alerta e criticidade tenham diminuído, o período ainda é delicado para a estiagem em alguns municípios.

Notícias relacionadas

x