Geral

Confirmada a solenidade de outorga da Comenda Peabiru em Guaramirim

A sessão acontece no dia 26 de agosto 

17/08/2021

Por

Confirmada a solenidade de outorga da Comenda Peabiru em Guaramirim

A Câmara Municipal de Vereadores de Guaramirim realiza no dia 26 de agosto, às 19 horas, a sessão solene para a entrega da Comenda Peabiru. A Comenda é uma distinção honrosa concedida desde o ano de 2006 às pessoas e entidades que se distinguem de forma notável e relevante para o engrandecimento do município, criada pelo vereador e então presidente da Câmara, Marcos Mannes, em memória. Este ano, os homenageados serão o ex-vereador e ex vice-prefeito Francisco Luiz de Souza (indicado pelo vereador Jaime Decker), a Carlito Engelmann (proposto por Matias Tomczak) e a entidade Fome de Amor, indicação do vereador Ezequiel Ramalho Bezerra de Souza.

Leia mais:

De acordo com o presidente da Câmara, Marcelo Amadeu Deretti, será mantida a limitação de 50% da capacidade dos assentos no plenário e seguida todas as regras sanitárias contra a Covid-19. A Comenda Peabiru é entregue anualmente, exceto no ano das eleições municipais.

Ela lembra o antigo caminho utilizado pelos indígenas sul-americanos desde antes do descobrimento pelos europeus, ligando o litoral ao interior do continente. O principal destes caminhos, denominado como Caminho do Peabiru, constituía-se em uma via que ligava os Andes ao Oceano Atlântico, mais precisamente Cusco, no Peru, ao litoral na altura da Capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo).

Estendia-se por cerca de três mil quilômetros, atravessando Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil. Em território brasileiro, um de seus ramais partia do litoral de Santa Catarina e conta a história que passava pela região de Guaramirim.

A entrega da Comenda Peabiru será o único evento oficial do aniversário de 72 anos do município de Guaramirim, devido à pandemia. Outro será privado, no dia 29 de agosto, voltado para os trilheiros.

A Prefeitura deve lançar um vídeo institucional comemorativo à data.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x