Geral

Defesa Civil atendeu mais de 1,2 mil ocorrências desde o início do ano em Jaraguá do Sul

Metade delas é relacionada ao vendaval que ocorreu no fim de junho

13/08/2020

Por

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul apresenta um balanço do trabalho realizado em 2020 até meados de agosto. Foram 1.279 atendimentos, sendo 673 relacionados ao ciclone bomba, que causou ventos de mais de 100 km/h no último dia de junho deste ano. A maior parte das ocorrências são de risco de queda de árvores (509) e de queda de árvores propriamente dita (164).

Leia mais:

O diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, avalia que o primeiro semestre foi muito produtivo para a Defesa Civil, apesar do evento climático, ciclone bomba ter causado muitos estragos na cidade.

“A equipe da Defesa Civil é composta por 14 pessoas e conseguiu atender às demandas dos munícipes. Não podemos deixar de agradecer ao Grupo de Resposta e Ações Coordenadas – formado por voluntários – que nos auxiliou muito nos atendimentos. Ainda há muitos atendimentos relacionados ao vendaval para a Defesa Civil atender. Mas estamos trabalhando todos os dias para isso”, afirma Colle.

O gerente de Prevenções e Resposta de Desastres, Marcelo Ludvichak destaca também as obras preventivas, realizadas para resolver ou minimizar problemas que foram causados pelas chuvas no decorrer dos anos.

Ele lembra as principais obras preventivas de 2020 até agora:

  • Contenção, ampliação de vazão e enrocamento do Rio Jaraguá – Rua João Januário Ayroso
  • Contenção, ampliação de vazão, enrocamento e desassoreamento do Rio Jaraguá – Rinaldo Bogo
  • Contenção, ampliação de vazão, enrocamento e desassoreamento do Rio Jaraguá – Rua Alvino Germano Lenz, bairro Jaraguá 99
  • Substituição de ponte de madeira por kit de transposição de concreto armado; ampliação de vazão do Rio Cerro – Rua Alfredo Gielow
  • Substituição de tubulação por galerias para ampliação de vazão – bairro Santa Luzia
  • Contenção, ampliação de vazão, enrocamento e desassoreamento do Rio da Luz
  • Desassoreamento e ampliação de vazão, além de correção de pontilhão no Rio Garibaldi – Alto São Pedro

Previsão de chuva, mas sem alertas

O gerente da Defesa Civil, Marcelo Ludvichak, informa que a previsão do tempo indica pancadas de chuva até a semana que vem.

Porém os volumes de chuva não devem preocupar a Defesa Civil. Por enquanto não há alertas da Defesa Civil do Estado, mas os jaraguaenses devem ficar atentos ao site da prefeitura  e suas redes sociais (Facebook, Instagram), pois, assim que há um alerta, o comunicado é postado nesses canais. 

Notícias relacionadas

x