Geral

Deputado faz visita técnica à Cooperativa Rio Novo de Corupá

A Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo foi fundada em abril de 2006 por 21 famílias que buscam no cooperativismo uma forma para permanecer na agricultura

02/02/2021

Por

O deputado Vicente Caropreso realizou na sexta-feira (29) visita às instalações da Cooperativa Rio Novo, em Corupá, junto com a presidente da Câmara, Bernadete Corrêa Hillbrecht e dos vereadores Felipe Rodrigues, Juliano Millnitz, Alfredo Gramm Sobrinho, Arno Neuber e Loacir Campregher.

A Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo foi fundada em abril de 2006 por 21 famílias que buscam no cooperativismo uma forma para permanecer na agricultura, assim como os mais jovens, e seu produto pudesse chegar diretamente ao consumidor.

Leia mais:

De acordo com o vice-presidente Valmor Farias, a área cultivada pelos sócios da Cooper Rio Novo é de 225 hectares, que rendem uma produção anual de 6,8 mil toneladas de banana. Conta com duas casas de embalagens, com área construída de 1.500m2.

Do quadro social 47 associados da Cooper Rio Novo, 16 tem menos de 30 anos, o que é motivo de comemoração, haja vista que assegura a permanência na atividade. Além da venda da banana, a Cooperativa buscou agregar valor e produz biomassa de banana verde para merenda e produtos panificados com adição da biomassa.

O produto é vendido para merenda escolar aos municípios de Corupá, São Bento do Sul, Araquari, Joinville, Jaraguá do Sul e Schroeder. A Cooper Rio Novo busca novos mercados e está em tratativas para venda ao Estado, tendo apoio do deputado Vicente Caropreso, que em 2018 protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa para introdução da fruta na merenda escolar.

A biomassa de banana verde é rica em vitaminas C, B1 e B6, betacaroteno e tem alto teor de fibras. Ela pode ser utilizada na produção de biscoitos, pães, vitaminas e em molhos.

Merendeiras, diretores e equipe pedagógica conhecem instalações

As merendeiras, diretores, equipe pedagógica e representantes da Secretaria de Educação de Corupá também foram recepcionadas na Cooper Rio Novo, na comunidade Guarajuva, na tarde de sexta-feira (29), para conhecerem as instalações da Cooperativa, onde funciona a unidade de processamento da biomassa de banana.

O objetivo foi mostrar as instalações e explicar como ocorre o processo de fabricação da biomassa e os produtos à base dessa matéria-prima (pães, cucas, bolos e bolachas), servidos na merenda escolar das unidades escolares de Corupá. Logo após a visita às instalações, foi servido ao público presente, café à base de produtos da biomassa.

A Cooperativa se especializou no atendimento de produtos da agricultura familiar para merenda escolar. Os produtos processados na unidade são pães de biomassa integral, verde e de trigo, cucas de banana, chocolate, farofa e nata, bolos de banana, cacau, laranja, fubá e cenoura, bolachas de nata, cacau, coco, e amendoim, macarrão e petisco.

Além de atender as escolas com os produtos da agricultura familiar, eles também podem ser encontrados em supermercados e casas de produtos naturais da cidade e região.

As atividades na unidade de processamento da biomassa de banana e fabricação de pães, bolos e bolachas à base desta matéria-prima iniciaram em fevereiro de 2018.

Receba as notícias do JDV no seu WhatsApp!

Notícias relacionadas

x