Geral

Desafio da farinha pode causar problemas ao pulmão, alerta médico

Apesar de inofensiva, a brincadeira que virou febre durante a quarentena pode acarretar sérios problemas a saúde

18/05/2020

Por

Desafio da farinha pode causar problemas ao pulmão, alerta médico

A quarentena tem sido motivo para mais interação entre as famílias confinadas dentro de casa.

Além disso, o uso da internet intensificou e mais pessoas estão conectadas frequentemente nas redes sociais. Por esse motivo, adultos, crianças e até famosos entram na onda de desafios e brincadeiras, que se transformam em verdadeiros virais.

Contudo, essas opções de entretenimento nem sempre são saudáveis, como é o caso do #DesafiodaFarinha.

Ele é um jogo em que uma pessoa faz perguntas e, conforme a resposta, mergulha o rosto de um dos participantes na farinha de trigo.

Leia mais:

Mas, de acordo com o médico otorrinolaringologista Márcio Freitas, apesar de parecer divertida e inofensiva, a brincadeira pode ser muito perigosa.

“Ao aspirar a farinha pelo nariz ou pela boca, as partículas do produto podem ficar nas cavidades nasais e seios da face e, inclusive, ir para os pulmões”, alerta.

Com isso, a “brincadeira” gera risco de infeções agudas ou crônicas dos seios da face como sinusites.

O especialista ressalta que a pessoa também pode desenvolver tosse, secreção nasal, febre, dificuldade para respirar e até mesmo insuficiência respiratória. “

Esse desafio pode causar também infecções no pulmão ou até uma reação das vias aéreas chamada de broncoespasmo ou laringoespasmo, que pode causar morte por asfixia”, adverte.

O médico orienta para quem participou da brincadeira buscar ajuda especializada. “O ideal é procurar um otorrinolaringologista o quanto antes para realizar exames e verificar se teve alguma consequência para a sua saúde”, recomenda.

 

Notícias relacionadas

x