Geral

Doze Cooperativas credenciadas para receber materiais recicláveis em 2020

O objetivo é incentivar a separação e evitar que os resíduos sólidos recicláveis sejam encaminhados para o aterro sanitário

15/01/2020

O Samae credenciou em dezembro as cooperativas de recicladores que receberão o material a ser coletado no município em 2020. O presidente do Samae, Ademir Izidoro, assinou com os representantes das cooperativas os contratos de fornecimento dos materiais, na sede da autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

De acordo com Ademir Izidoro, 12 cooperativas estão devidamente credenciadas para receber os materiais recicláveis neste ano, e comentou o trabalho que elas desenvolvem no ciclo da reciclagem, ao mesmo tempo em que desempenham um papel social relevante, que é gerar renda para cerca de 115 famílias. Segundo ele, a expectativa é que os índices de reciclagem aumentem em 2020, sendo que para isso haverá um incremento no número de sacos verdes a serem distribuídos mensalmente para a população.

“Fechamos 2019 com um índice de 26% de reciclagem, e pretendemos chegar aos 30% este ano”, comentou. Foram recolhidas no ano passado 7,5 mil toneladas de recicláveis no município, o que equivale a 645 toneladas por mês e a 4,7 mil caminhões cheios (calcula-se que cada caminhão leve até 1,2 mil quilos de material, por conta do volume). O Programa Saco Verde foi retomado pelo Município, por meio do Samae, em 2018, quando o índice de coleta de recicláveis saltou de 8% para 18% em menos de 40 dias da distribuição. O objetivo é incentivar a separação e evitar que os resíduos sólidos recicláveis sejam encaminhados para o aterro sanitário.

Por

Notícias relacionadas

x