Geral

“É importante dividir com os países desenvolvidos a responsabilidade da emissão do gás estufa”, diz Moisés no encontro com governadores na COP26

O evento aconteceu nesta terça-feira (9)

10/11/2021

Durante a plenária “Governadores pelo Clima” na COP26, na Escócia, Carlos Moisés destacou as ações que o governo vem desenvolvendo para contribuir com a redução da emissão de gases do efeito estufa. Ele também propôs que os Estados europeus contribuam com soluções para reduzir o passivo ambiental das atividades carboníferas no Sul do Estado ao lembrar que foram empresas britânicas que iniciaram a exploração do material há mais de 100 anos.

“É muito importante dividir com os países desenvolvidos a responsabilidade de se recuperar áreas degradadas em todo o mundo, especialmente em Santa Catarina. Nós podemos dizer que são mais de 100 anos de exploração, iniciada por companhias britânicas. Elas construíram inclusive a ferrovia Tereza Cristina, em Tubarão, para iniciar esse processo. Depois os governos locais foram tocando essas atividades”, destacou Moisés.

De acordo com o governador, o compromisso na redução da emissão de gases também deve ser dos países que tiveram sua economia baseada nessa matriz energética e não apenas dos governos locais.

Em sua apresentação, o governador catarinense salientou que a participação dos entes subnacionais na COP26 é importante para mostrar que eles possuem condições de promover ações que ajudem a atingir os objetivos traçados pelos países. “Viemos aqui para reafirmar o que nos comprometemos no começo deste ano, que é ajudar a reduzir a emissão de gases do efeito estufa e descarbonizar de maneira sustentável a nossa economia”, complementou o governador.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x