Geral

Em um ano, Ponto de Entrega Voluntária conta com mais de três mil atendimentos em Jaraguá

Intenção é instalar o ponto em outros locais da região. 

06/03/2020

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Jaraguá do Sul, espaço dedicado ao recebimento de materiais considerados sem serventia, efetuou cerca de três mil atendimentos.
 
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) estuda a possibilidade de instalação de outros dois PEV nos bairros Ilha da Figueira e Nereu Ramos. “Há, também, de acordo com a demanda, a possibilidade de contemplar outras localidades”, avalia o presidente César Humberto Rocha.
 
O PEV é o local destinado para descarte de móveis velhos, madeira, eletrônicos, óleo de cozinha, pneus, baterias e pilhas, mas não recebe embalagens de agrotóxicos, produtos químicos, resíduos de material de construção e lâmpadas fluorescentes.
 
Para estes casos, é necessária a contratação de serviços de caçamba e descartar no comércio de revenda, respectivamente.
 
 
As empresas devem cumprir a política reversa de destinação de resíduos, conforme a legislação, por isso, o PEV é de uso exclusivo para pessoas físicas.
 
Há, no local, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e, aos sábados, das 8 às 12 horas, dois funcionários que orientam sobre o correto descarregamento.
 
Para Rocha, oportunizar um local adequado de inservíveis evita o descarte em rios, terrenos baldios e matas, cria conscientização e evita prejuízos ao meio ambiente. Desde então, a fiscalização para situações desta natureza se intensificou.
 
O PEV iniciou a operação em 27 de fevereiro de 2019 e contou com investimento de R$ 400 mil oriundo de multa resultante de crime ambiental praticado por empresa que entubou curso d’água em loteamento do município.
 
Na ocasião, a autuação da Fujama parou no Ministério Público que aplicou a multa e foi revertida com a obra. O PEV foi instalado em terreno de quatro mil metros quadrados pertencente à prefeitura, na Rua Leocádio Rodrigues, na Vila Lenzi, entre as ruas Goiás e Erich Aben, próximo da Arena Jaraguá.

Notícias relacionadas

x