Geral

ENORME TROMBA D´ÁGUA EM PALMARES DO SUL: ENTENDA O FENÔMENO

Uma imponente tromba d´água se formou na tarde de hoje sobre o Norte da Lagoa dos Patos junto ao município de Palmares do Sul

10/03/2023

O tempo foi o assunto do dia hoje no município gaúcho de Palmares do Sul, no Litoral Norte, mas, diferentemente do restante do Rio Grande do Sul em que as reclamações sobre o forte calor predominavam, a causa foi uma enorme tromba d´água que se formou durante a tarde sobre o Norte da Lagoa dos Patos e podia ser vista de muitos pontos de Palmares.

O funil que alternou entre pequena e grande espessura entre a nuvem e as águas permaneceu todo o tempo sobre a Lagoa dos Patos e não avançou para terra. Avançasse e a classificação do fenômeno passaria de tromba d´água (que é um tornado sobre massa de água) para um tornado.

Justamente por isso as autoridades de Palmares do Sul informaram que o fenômeno não trouxe danos para a localidade do Litoral Norte gaúcho. O imponente e fotogênico fenômeno teve como saldo uma enorme quantidade de vídeos gravados de vários pontos do município.

A tromba ocorreu em uma tarde muito quente no Rio Grande do Sul com umidade suficiente para a formação de nuvens carregadas. A temperatura chegou a 39,5ºC no Oeste gaúcho e a 34,2ºC na região metropolitana de Porto Alegre.

Com o calor e a umidade presente na atmosfera, nuvens carregadas se formaram com chuva e temporais isolados durante a tarde na Metade Norte gaúcha e no Leste do Rio Grande do Sul. Foram justamente estas nuvens de maior desenvolvimento vertical que se formaram muito rapidamente sobre a Lagoa dos Patos que deram origem à tromba d´água.

Normalmente, as trombas d´água se formam na Lagoa dos Patos principalmente em meses de verão, especialmente em dias quentes e úmidos como hoje. Não era o caso desta quinta, mas a probabilidade de trombas cresce na região sobretudo quando há a influência de uma área de baixa pressão no Leste gaúcho ou sob a presença de uma “baixa fria” em altitude.

Mas, afinal, o que é uma tromba? Uma tromba d’água é uma coluna giratória de ar que suga a água para fazer um funil tortuoso de água e nuvens conectando a água e o céu. Ocorrem principalmente sobre o oceano, mas podem ser registradas em águas interiores como rios e lagoas. No Rio Grande do Sul já foram documentadas tanto nas lagoas como no mar.

Elas são espetaculares no visual, mas de curta duração, geralmente não durando mais de cinco minutos (mas ocasionalmente até dez minutos). Os ventos dentro da tromba d’água podem exceder 100 km/h e são capazes de causar grandes danos a embarcações.

 

 

Conteúdo postado por MetSul, leia artigo completo clicando aqui

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x