Geral

Evento Nacional online discute como o ambiente industrial de Jaraguá do Sul pode ser referência no país

O projeto Teias da Inovação MCTI, agora on-line, promove mais um evento gratuito nesta terça-feira (25). Com o tema “Vocação Local: Inovação com foco em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica”, o programa, desta vez, foca no município de Jaraguá do Sul (SC). Por meio de discussões sobre o desenvolvimento…

24/08/2020

Por

Evento Nacional online discute como o ambiente industrial de Jaraguá do Sul pode ser referência no país

O projeto Teias da Inovação MCTI, agora on-line, promove mais um evento gratuito nesta terça-feira (25). Com o tema “Vocação Local: Inovação com foco em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica”, o programa, desta vez, foca no município de Jaraguá do Sul (SC). Por meio de discussões sobre o desenvolvimento do ecossistema local, o simpósio debate como a cidade está se organizando para ser uma referência no país. A cidade é marcada pela tradição industrial natural de motores elétricos com esforços inovativos em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica. Assim, serve como exemplo de gestão e inovação para outras municipalidades cuja intenção seja fomentar uma teia inovativa, seja de mesmo nicho ou não. Apesar de ter foco regional, o evento tem abrangência nacional e qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site: www.teiasdainovacao.com.br.

O evento, focado em ciência, inovação e tecnologia, conta com a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). “A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Leia mais:

Frio histórico decepciona e bonecos de neve viralizam, veja memes de SC

Pela primeira vez em cinco meses, Jaraguá se aproxima de zero no número de infectados por covid-19 em 24 horas

Nova peregrinação de Nereu Ramos a Santa Paulina já tem data para acontecer

 

Entre os palestrantes estão:

Daniel Leipnitz: MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É presidente do Conselho Deliberativo da ACATE (Associac?a?o Catarinense de Tecnologia), Conselheiro do Sebrae Nacional e membro do Conselho Estratégico da Federac?a?o das Indu?strias do Estado de Santa Catarina (FIESC);

Luciana Hashiba: Engenheira de Alimentos com MBA pelo Ibmec, mestrado e doutorado em administração de empresas pela FGV – EAESP. Atua em inovação desde o início de sua carreira. É vice-coordenadora do Centro de Inovação da FGV EAESP – FGVin;

Valter Luiz Knihs: Engenheiro, tem MBA pela ESAG-SC e é Diretor Industrial, Sistemas & eMobility da WEG Automação. Mestre em Engenharia de Controle e Automação pela UFSC, é Sócio Fundador da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

O mediador será José Eduardo Fiates, Engenheiro Mecânico com mestrado e doutorado em Gestão da Inovação e Empreendedorismo (UFSC), Diretor da incubadora CELTA – CERTI (1994-1999), Diretor e Presidente da ANPROTEC (1993-2003), Diretor Executivo do Sapiens Parque (2002/2019), Fundador e Presidente da CVENTURES (2008/2020), atual Diretor de Inovação e Competitividade da FIESC.

O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), e tem o apoio da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais.

Entre os temas abordados estão transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento. “O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável”, afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

Edições anteriores

O projeto teve sua sexta edição on-line no dia 18 de agosto. Com o tema, “Integração e desenvolvimento do ecossistema regional de inovação de Macapá”, o evento focou na capital amapaense. A quinta edição on-line foi em 06 de agosto. Com o tema “Academia e Indústria: Investimento e Relacionamento Para a Inovação Durante e Pós-pandemia”, o programa teve abrangência nacional. Anteriormente, na edição on-line do dia 21 de julho, com o tema “Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro”, o programa, focou no município de Juazeiro do Norte (CE). A terceira edição on-line foi também de abrangência nacional, realizada no dia 7 de julho, com o tema “Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia”. O segundo evento transmitido pela web foi em 18 de junho, com foco regional no ecossistema de Caxias do Sul (RS). A estreia no formato on-line foi duas semanas antes, em 4 de junho, com o tema nacional “Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros”. Os eventos on-line somaram mais de mil inscrições e chegaram a mais de 110 cidades brasileiras. Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTI esteve presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas: “Communities Meeting – Conectando Ecossistemas de Inovação”, “Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe” e “Make Together – Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”.

 

Serviço

“Vocação Local: Inovação com foco em Energias Renováveis, Tração e Mobilidade Elétrica”

 

Data: 25 de agosto, terça-feira

 

Horário: das 16h às 17h30

 

Inscrições: http://www.teiasdainovacao.com.br/

 

Programação:

 

16h00 – Boas-vindas com Paulo Alvim

 

16h10 – Abertura Oficial pelo mediador José Eduardo Fiates

 

16h15 – Apresentação Valter Luiz Knihs

 

16h20 – Apresentação Luciana Hashiba

 

16h25 – Apresentação Daniel Leipnitz

 

16h30 – Debate + Quiz

 

17h05 – Perguntas do público

 

17h25 – Encerramento

Notícias relacionadas

x