Geral

Fujama resgata furão em residência de Jaraguá do Sul

O biólogo destacou que muitas vezes este animal é associado do ferret (mustela prutorius furo) uma espécie natural da América do Norte

30/06/2022

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Fujama resgata furão em residência de Jaraguá do Sul

Divulgação/PMJS

Na manhã desta quinta-feira (30), a Fujama resgatou um furão (galictis cuja) que entrou em uma residência no bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul. O animal se alojou no banheiro da residência. 

De acordo com o biólogo Christian Raboch Lempek, o furão é uma espécie muito comum na região, mas não é muito mansinho. “Levou dez minutos para tirá-lo de dentro do banheiro da casa porque o bichinho é valente”, destacou.

O animal, segundo Lempek, é carnívoro e se alimenta de outros animais pequenos. 

“Entre suas presas preferidas estão o preá e o lagarto teiú. Vive em pequenos grupos familiares. Trata-se de um espécime muito ágil. Quando adulto é considerado topo da cadeia alimentar não tendo nenhum outro predador que se alimenta dele.”

O biólogo destacou que muitas vezes este animal é associado do ferret (mustela prutorius furo) uma espécie natural da América do Norte. 

“Normalmente o ferret é comprado por pessoas que querem ter um pet não convencional. Já o nosso furão é um animal silvestre, que vive em nossas florestas, protegido por lei”, esclareceu.

Após examinado, o bichinho foi devolvido à natureza em área de preservação ambiental dentro do município. 

Este foi o segundo animal da espécie resgatado em área residencial. Em março, a Fujama resgatou um filhote que foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Florianópolis.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x