Geral

Geofonamento da rede de água levanta possíveis vazamentos

O geofonamento será realizado em todo o município e iniciou em Schroeder I e Rio Hern, onde as perdas de água são maiores

10/12/2019

Por

Geofonamento da rede de água levanta possíveis vazamentos

Os schroedenses têm observado, nos últimos dias, uma marca no asfalto e também buracos abertos para conserto da rede de abastecimento de água. A Prefeitura, por meio da Águas de Schroeder, contratou, por licitação, a Atlantis Saneamento, do sul do Estado, para realizar o geofonamento em 360 km da rede de distribuição, trabalho que somente é realizado à noite quando os ruídos do dia a dia são mínimos.

O geofonamento será realizado em todo o município e iniciou em Schroeder I e Rio Hern, onde as perdas de água são maiores. Além da fuga de água tratada, os vazamentos provocam danos também na via pública, como foi constatado no Rio Hern, com um grande oco subterrâneo invisível, não percebido de cima. O serviço de geofonamento, realizado por profissionais da Atlantis Saneamento, auxilia na identificação de vazamentos não visíveis, ou seja, que não afloram no solo. Um sensor que fica apoiado no chão e, com o amplificador em mãos, transforma-se em intensidade.

Se houver vazamento, quanto maior a intensidade, mais próximo ele pode estar. Segundo o prefeito Osvaldo Jurck, estão sendo investidos R$ 142 mil para identificar todos os vazamentos na rede de distribuição de Schroeder. Este ano serão 60 km, em Schroeder I e Rio Hern e, em 2020, continua nas demais regiões. “Assim que o vazamento é encontrado, a área é demarcada e providenciamos o conserto”, registra.

Notícias relacionadas

x