Geral

Governo de SC conclui o processo licitatório da BR-280

O edital foi lançado no dia 2 de outubro de 2020 teve a abertura no dia 3 de novembro, mas um recurso fez com que a homologação da empresa vencedora não acontecesse

19/01/2021

Por

Governo de SC conclui o processo licitatório da BR-280

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade definiu na sexta-feira a empresa vencedora da concorrência para construção das obras de arte especiais para a finalização das obras de duplicação do trecho estadualizado da BR-280, com 9,49 km, entre Jaraguá do Sul e Guaramirim.

O edital foi lançado no dia 2 de outubro de 2020 teve a abertura no dia 3 de novembro, mas um recurso fez com que a homologação da empresa vencedora não acontecesse.

Leia mais:

Na sexta-feira (15), contudo, o processo foi finalizado e a empresa conhecida, mas não divulgada pelo fato da necessidade do prazo legal de cinco dias após, para que ocorra a homologação.

O fato foi registrado pelo deputado Vicente Caropreso, lembrando que é a maior obra de infraestrutura do Estado atualmente em execução. Segundo ele, o governador Carlos Moisés está cumprindo o compromisso firmado com a região.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, confirmou que o valor das obras de arte ficarão em R$ 56 milhões – o orçamento inicial era de R$ 57,4 milhões – e que tão logo a licitação seja homologada será expedida a ordem de serviço para o início das obras de arte, que compreendem ponte, viaduto e passarelas.

O deputado Caropreso, que participou de todo o processo de retomada das obras, reconheceu que é uma vitória da região e que o Estado, por meio do Governador e das Secretarias de Infraestrutura e da Fazenda, que estão garantindo os recursos para a execução, têm honrado de forma ágil e transparente o compromisso com o Vale do Itapocu.

Em poucos meses, o gargalo rodoviário para o desenvolvimento da região deixará de existir.

Duplicação da ponte e do viaduto são as principais obras

Uma das principais obras é a ponte sobre o rio Itapocuzinho (Km 58+900), que será construída paralela à atual, na divisa entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, com 64,24 metros de extensão por 12,35 metros de largura.

O viaduto sobre a linha férrea, próximo a antiga Mannes, no Km 56+950, terá extensão de 66,26 metros e largura de 14,85 metros, sendo um complemento ao já existente, com extensão de 20,90 metros e largura de 9,50 metros.

Duas passagens inferiores estão previstas, no Km 51+650 e no Km 58+820, ambas com 30 metros de extensão, cinco de largura e 3,50 metros de altura. No acesso ao Guamiranga (Km 52+350) a passagem terá 72 metros de comprimento e 23 metros de largura.

Passarelas para pedestres estão previstas para o Km 53+300 e Km 56+300, a primeira com 42 metros e largura de 2,50 metros e outra com 74,50 metros e largura de 2,50 metros, com acessos por meio de rampas.

A duplicação do trecho faz parte do programa do governo do Estado Novos Rumos. A obra foi retomada em novembro de 2019, após ser paralisada por falta de recursos no governo de Raimundo Colombo.

 

Participe do grupo de notícias do JDV no WhatsApp!

Notícias relacionadas

x