Geral

No primeiro dia de obrigatoriedade, população utiliza máscaras em Jaraguá do Sul

A Polícia Militar esteve presente na manhã desta quinta-feira (16) orientando a população. Comércio que não obedecer ao decreto será fechado

16/04/2020

Máscaras, álcool gel nas entradas das lojas e lojistas impedindo a entrada de consumidores que não estavam usando a proteção.  Este foi o cenário no centro de Jaraguá do Sul na manhã desta quinta-feira (16). 

Três dias após o anúncio do decreto municipal tornar obrigatório o uso de máscara em espaços públicos e nos comércios da cidade para evitar a transmissão do novo coronavírus, a população circulou pelas ruas utilizando as máscaras de proteção.

No primeiro dia de obrigatoriedade, a Polícia Militar esteve presente na região central orientando os moradores que não estavam portando o produto.

Leia mais: 

Apesar da flexibilização, a movimentação de pedestres diminui na manhã desta quinta-feira (16) comparado com a última segunda (13), quando o Governo de Santa Catarina autorizou a abertura das atividades econômicas e o uso de máscaras não era obrigatório no município. 

Segundo o Decreto assinado pelo Prefeito Antídio Lunelli, os estabelecimentos comerciais considerados essenciais e aqueles com permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas somente deverão permitir o ingresso de quem estiver de máscara.

Foto: Leonardo Koch

A fiscalização será feita pela Prefeitura e pela Vigilância Sanitária e os estabelecimentos que não se adaptarem serão autuados e podem ser fechados.

“Estamos agindo em muitas frentes para conseguir fazer um combate inteligente. Queremos proteger a saúde das pessoas e permitir o retorno gradual das atividades econômicas. Para isso, todos terão que fazer a sua parte”, diz.

Com uma loja no centro da cidade, a gerente, Flávia Lima, salienta que o estabelecimento  está sendo disponibilizado álcool gel na entrada da unidade para higienização das mãos. “Estamos  utilizando equipamentos de proteção todas as medidas estão sendo tomadas para preservar a saúde dos funcionários e clientes”, comenta.

Cuidados para prevenção

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva, mesmo as pessoas que não possuem condições de comprar, devem se proteger utilizando outros meios de prevenção, como o lenço que é utilizado no pescoço. 

“Ele pode ser dobrado duplo e amarrado na nuca, de forma a proteger a boca e o nariz. Pode usar o tecido de uma cortina ou roupa de cama que não uso mais?, basta observar os cuidados com a higienização desses tecidos”, lembra Fabiane.

Ela ainda cita que, para quem fica mais em casa, são necessárias menos máscaras do que para aquele que tem que sair para trabalhar.

O médico infectologista da rede municipal de saúde Willy Hiraga acrescenta que os cuidados com a higienização das máscaras caseiras após o uso pode ser o mesmo que o cuidado diário com a roupa que usamos. Ou seja, podem ser lavadas com água e sabão, à mão ou na máquina de lavar roupa, junto com outras roupas. 

O poder público conta com a conscientização de todos os jaraguaenses para a adesão ao uso da máscara. De acordo com o decreto, os órgãos de fiscalização, num primeiro momento, vão promover a orientação e recomendação do uso da máscara. 

Caso não sejam acatadas as recomendações, o infrator estará sujeito à aplicação de multas.

Os artigos 268 e 330 do Código Penal preveem sanções para o descumprimento de medida sanitária preventiva e crime de desobediência, respectivamente. Pessoas com sintomas de gripe devem usar máscara em casa, evitando assim a contaminação das pessoas que vivem na mesma residência.

 

 

Por

Notícias relacionadas

x