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Ideias e conceitos para o turismo são apresentadas por especialista em Jaraguá do Sul

O workshop “Quando o Turismo de uma Cidade Dá Negócio” movimentou as dependências da Sociedade Cultura Artística (Scar) ao longo desta terça-feira (15)

17/02/2022

O workshop “Quando o Turismo de uma Cidade Dá Negócio” movimentou as dependências da Sociedade Cultura Artística (Scar) ao longo desta terça-feira (15). O evento foi comandado pelo consultor e doutor em Turismo pela Universidade de Málaga (Espanha), Eduardo Mielke, uma das maiores autoridades desta área do País.

A iniciativa, organizada pela Diretoria de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, teve dois momentos. Durante o dia, Mielke falou a membros do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e no período noturno sua palestra se estendeu a autoridades e membros da comunidade em geral.

À noite, Mielke palestrou sobre o tema para cerca de 300 pessoas, no Grande Teatro da Scar, com a participação de servidores das prefeituras de Jaraguá do Sul, Joinville, Pomerode, Barra Velha, São João do Itaperiú, Guaramirim, Corupá, Massaranduba e Schroeder. Além destes, representantes de Conventions Bureau, conselhos municipais de turismo, institutos e empreendedores do setor.

O palestrante apresentou a situação do turismo no Brasil, os investimentos no setor, o papel de cada segmento na fomentação dos negócios turísticos. Também, apontou os erros que as gestões municipais cometem e que acabam por travar o desenvolvimento do setor. “É através do investimento público que o privado vem”, resumiu.

Sobre Jaraguá do Sul, Eduardo Mielke disse que o município está no caminho certo. “Vocês estão em Júpiter. É preciso ter um pacto por Jaraguá do Sul para 2050 e saber o que se quer para o município nas próximas décadas. “E regiões fortes se fazem com municípios fortes”, concluiu.

Avaliação do evento foi considerada muito positiva

O presidente do Comtur, Dinalberto De Lucca Moreira, avaliou como excelente a exposição do Mielke. “Ele nos mostrou modelos de sistemas municipais de turismo que estão funcionando e propôs mudanças de paradigmas para que possamos gerar negócios e empregos na área de turismo. Temos os atrativos para isso, seja a beleza natural, as festas típicas, culinária típica, cervejarias, temos a infraestrutura e o mais importante: a determinação da Prefeitura em dar o primeiro passo para que isso aconteça”, ponderou.

Para a diretora de Turismo de Jaraguá do Sul, Leila Modro, Mielke apontou o caminho para o entendimento do papel de cada agente envolvido com o setor de turismo no município. “E, realmente, se todas as engrenagens estiverem “azeitadas”, a máquina do turismo funciona muito bem e gera muitos frutos”, enfatizou.

E concluiu: “Para isso acontecer e para Jaraguá do Sul entrar no Mapa Turístico, o setor público precisa deixar claro suas funções, assim como o Conselho Municipal de Turismo precisa ser um ambiente de deliberações com a presença do setor privado.

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