Geral

Impactos de mudanças climáticas estão mais rápidos do que os previstos, diz relatório da ONU

Como consequência, há efeitos danosos para a vida de bilhões de pessoas, em especial povos indígenas e comunidades locais

01/03/2022

Segundo o relatório do Painel Intergovernamental sobre Especialistas em Mudanças Climáticas (IPCC), os impactos das mudanças climáticas estão sendo mais rápidos do que o previsto pelos cientistas, causando perturbações perigosas e generalizadas na natureza. O relatório publicado ontem (28), pela Organização das Nações Unidas (ONU), diz que os esforços que estão sendo feitos no sentido de mitigar esses efeitos não são suficientes. Como consequência, há efeitos danosos para a vida de bilhões de pessoas, em especial povos indígenas e comunidades locais.

“Tenho visto muitos relatórios científicos na minha vida, mas nada como isso”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, ao abrir o discurso, durante a entrevista coletiva para divulgar o documento. “O relatório do IPCC apresentado hoje é um atlas do sofrimento humano e uma indagação sobre danos e sobre o destino de nossas lideranças climáticas. Fato a fato, esse relatório ostra que pessoas e planeta estão afetados pelas mudanças climáticas”, disse.

“Neste momento, praticamente metade da humanidade vive em zona perigosa. Neste momento, muitos ecossistemas chegaram a um ponto sem retorno. E neste momento, o alcance descontrolado da poluição corrente força uma vulnerabilidade global que está em marcha para a destruição. Os fatos são inegáveis. Essa abdicação de nossas lideranças é criminosa. Os grandes poluidores continuam sendo os culpados por prejudicar nosso único lar”, acrescentou.

De acordo com o presidente do IPCC, Hoseung Lee, este relatório traz um sério alerta sobre as consequências da inação, uma vez que mostra que as mudanças climáticas são uma “ameaça cada vez mais séria ao nosso bem-estar e à saúde do planeta.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x