Geral

Iniciativa para ampliar áreas destinadas ao reflorestamento em SC é lançada

O termo de cooperação foi assinado pelo secretário Altair Silva e pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, durante a reunião de diretoria da Fiesc

21/03/2022

Por

A secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lançaram na última sexta-feira (18), uma iniciativa conjunta para ampliar as áreas destinadas ao reflorestamento no Estado.

Pelo programa de Desenvolvimento Florestal as entidades trabalharão para aumentar a capacidade produtiva, principalmente de pequenos e médios produtores. O termo de cooperação foi assinado pelo secretário Altair Silva e pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, durante a reunião de diretoria da Fiesc.

Silva destacou a iniciativa de incentivo ao setor florestal.

“É chegado o momento de o estado participar ativamente dessa atividade que gera mais de 90 mil empregos diretos e que é responsável por 18,6% das exportações do agronegócio catarinense”, falou. “É uma cadeia produtiva relevante. Santa Catarina é o maior exportador de madeira serrada. À medida que os grãos foram adquirindo mais valor, as áreas destinadas ao plantio da silvicultura acabaram sendo direcionadas para outras culturas. Por isso, nos unimos para construir um projeto que dê solidez à cadeia produtiva da silvicultura”, salientou.

O programa contará com o inventário das florestas comerciais existentes, com o mapeamento das áreas plantadas e o estoque futuro de madeira. Além do incentivo à produção florestal em pequenas e médias propriedades, há reforços que contemplam apoio à regularização fundiária de mais de 40 mil propriedades e ambiental mais de 360 mil propriedades, desenvolvimento do programa de integração a lavoura, pecuária e florestas e capacitação técnica.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x