Geral

Início da Campanha de Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (23) em Jaraguá do Sul

Vacina auxilia profissionais de Saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem diagnóstico para a Covid 19 (coronavírus)

17/03/2020

Tradicionalmente realizada a partir de abril, neste ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza (que está em sua 22ª edição) teve seu início antecipado pelo Ministério da Saúde para a próxima segunda-feira (23).

A prioridade é iniciar com a imunização de idosos e trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente no atendimento à população. Em Jaraguá do Sul, a Secretaria de Saúde está disponibilizando as doses nas 21 Unidades de Saúde com sala de vacina e na Unidade Central, localizada na Rua Reinoldo Rau – Centro.

A supervisora de Imunização, Ana Cristina Machado Kneipp, explica que a decisão de priorizar especialmente os idosos se deve ao fato da vacina ser uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que, dependendo da gravidade, podem levar a óbito.

Leia mais: 

A outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos – que são mais vulneráveis ao coronavírus – precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação desse vírus no Brasil. Alerta-se no entanto, que a vacina de Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém ela auxilia os profissionais de Saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

A vacina contra Influenza também tem como público-alvo gestantes, mães recentes (puérperas), profissionais da educação (professores e auxiliares), pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a menores de seis anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população indígena, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adultos de 55 a 59 anos de idade. O Dia D da campanha será em 9 de maio e o encerramento está agendado para o dia 22 do mesmo mês.

De acordo com Ana Kneipp, em Jaraguá do Sul, cerca de 40 mil habitantes fazem parte do público-alvo da campanha e a meta é vacinar pelo menos 90% dessas pessoas de cada grupo. No ano passado, quando foram vacinadas 33,3 mil pessoas (86% da meta), o município registrou sete mortes por Influenza. Desses óbitos, quatro pertenciam aos grupos de risco e não haviam se vacinado.

Segundo boletim da Secretaria de Saúde divulgado nessa quinta-feira (12), este ano, desde janeiro, Jaraguá do Sul teve quatro casos confirmados para Influenza A, sendo três H1N1 e um Sazonal/H3, com nenhum óbito até o momento.

Notícias relacionadas

x