Geral

Jaraguá BIM coloca Município em novo patamar de projetos

O evento contou com a participação de duas palestrantes, a engenheira civil Késia Alves da Silva e a arquiteta Lauren Salla, entusiastas da metodologia BIM

10/08/2022

Sempre em busca de melhorias tecnológicas que possam influenciar diretamente nos resultados para todas as ações da Prefeitura, o Gabinete do Prefeito em parceria com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, promoveu na quinta-feira (4), o 1º Encontro Jaraguá BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) direcionado aos servidores municipais de diversas secretarias.

O evento contou com a participação de duas palestrantes, a engenheira civil Késia Alves da Silva e a arquiteta Lauren Salla, entusiastas da metodologia BIM, as quais apresentaram o conceito e um case, inserindo a realidade da metodologia no contexto público.

A palestrante, Késia, que apresentou o conceito da metodologia, explica que o BIM é uma nova forma de se fazer projeto, por meio de um ambiente virtual que faz tudo o que pode ser construído no ambiente físico. Isso ocorre por meio de ferramentas e softwares, além de pessoas capacitadas e treinadas que compartilham informações em um ambiente tridimensional para identificar como a obra será executada e evitar erros que geralmente ocorrem depois da execução.

Também é possível fazer a visualização e antecipação desses problemas, gerando inclusive redução dos aditivos, ou seja, dos investimentos financeiros por meio da Prefeitura.

“Já o munícipe, durante a fase de execução do projeto, poderá ter uma noção de como vai ficar a obra. Ele vai conseguir entender um pouco mais de como é feita aquela obra, como ela vai ocupar o espaço no ambiente urbano. Além disso, ele também terá acesso a uma série de informações que antes não tinha, gerando assim mais transparência no que se diz respeito às obras públicas”, registrou Késia Alves da Silva.

Tecnologia na área pública será um divisor de águas, diz palestrante

A palestrante Lauren Salla, representante do Governo do Estado e que apresentou um case, avalia a importância do evento como um divisor de águas para Jaraguá do Sul, tendo em vista que o Estado de SC iniciou a trajetória da metodologia BIM quando servidores que estavam inconformados com a realidade das obras públicas começaram a buscar alternativas, tecnologias e mudanças de cultura para fazer essa transformação, igualmente ocorreu em Jaraguá do Sul.

“Esse evento fomenta e traz essa sensibilização da importância do BIM para os servidores que com certeza trarão mudanças, como a qualificação dos gastos públicos, por exemplo. Isso vai trazer grandes impactos para o Estado também, unificando essa metodologia com todos os municípios”, reforça Lauren.

O evento contou com a participação de mais de 100 servidores de diversas secretarias e marcou mais um avanço da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que busca continuamente inserir a tecnologia no dia a dia, tornando os processos menos burocráticos e mais ágeis.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x