Geral

Jaraguá do Sul segue como modelo no cumprimento da legislação em AUC

Jaraguá do Sul é a primeira cidade do Estado a ter uma lei de Área Urbana Consolidada em APPs que se baseia em critérios objetivos

03/06/2022

Jaraguá do Sul é a primeira cidade do Estado a ter uma lei de Área Urbana Consolidada em APPs que se baseia em critérios objetivos tais como, a densidade habitacional e a existência de infraestrutura adequada, como rede de energia elétrica e iluminação pública. Resultado de uma série de reuniões realizadas entre o Ministério Público de Santa Catarina, Prefeitura, Amvali e entidades públicas e privadas na Comarca de Jaraguá do Sul desde 2008, a Lei Municipal n. 7.235 entrou em vigor no dia 20 de julho de 2016.

O Promotor de Justiça, Alexandre Schmitt dos Santos, foi o pioneiro nas discussões com o município sobre a importância do diagnóstico socioambiental. A lei aprovada em 2016 permite a regularização das ocupações em área de preservação permanente onde a cidade já está consolidada, desde que respeitados certos critérios, como a distância mínima de 15 metros das margens dos cursos d’água, e ao mesmo tempo impedirá que a cidade continue a se expandir ilegalmente, com a ocupação indevida de tais áreas.

A revisão da Lei da AUC ocorreu em 2021 para disciplinar a instalação de estruturas temporárias e de baixo impacto ambiental, denominadas decks, em imóveis situados às margens de cursos d’água naturais em AUC. Essas estruturas permitem incluir o rio na paisagem, funcionando como áreas de contemplação, ocorrendo a integração entre ambiente urbano e natural.

A questão é de interesse para o município de Jaraguá do Sul que cresceu às margens dos rios que integram a Bacia do Rio Itapocu, em conflito com o Código Florestal. A legislação flexibilizou a lei federal e por conta desse pioneirismo, Jaraguá do Sul tem sido constantemente visitada por busca de informações, ou técnicos da Secretaria de Planejamento e Urbanismo vão até as cidades para mostrar a metodologia descrita na lei e como isso se sucede efetivamente para a regularização fundiária.

O intuito da lei é a regularização dos usos e ocupações em Áreas de Preservação Permanente (APPs) inseridas na Área Urbana Consolidada (AUC). Desde a aprovação, o novo instrumento adotado pelo município de Jaraguá do Sul também está sendo abordado nos demais municípios do Vale do Itapocu, por meio da consultoria técnica da Amvali.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x