Geral

Jaraguá e Pomerode buscam recursos para rota turística

Na pauta, a Rota Turística do Vale Tombado, área entre as localidades de Rio da Luz, em Jaraguá do Sul e Testo Alto, em Pomerode

28/10/2021

Delegações de Jaraguá do Sul e Pomerode estiveram reunidos com a direção da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em Florianópolis, na segunda-feira (25). Na pauta, a Rota Turística do Vale Tombado, área entre as localidades de Rio da Luz, em Jaraguá do Sul e Testo Alto, em Pomerode.

De acordo com a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leila Modro, serão necessários aproximadamente R$ 20 milhões para implementar o projeto que prevê a pavimentação dos 8,6 quilômetros da estrada que une as duas localidades com ciclovia, pontos de apoio ao ciclista, além de mirantes para contemplação.

“Na verdade, a estrada toda seria de contemplação. É uma área que ainda tem muita vegetação nativa e belas paisagens. Nossa ideia é fazer melhorias nesta estrada, mas tudo dentro das normas estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (lphan)”, argumentou a diretora de Turismo.

Os técnicos da Santur receberam projeto das duas cidades. A proposta tem como inspiração a “Ciclopista del Garda”, localizada na Itália, e terá, além de atrativos para os turistas, uma atenção especial para os ciclistas. “A Santur deve estabelecer uma nova agenda para que os prefeitos de Jaraguá do Sul e Pomerode apresentem esse projeto para o governador Carlos Moisés. Quem sabe no próximo ano teremos novidades nesse sentido”, projetou Leila Modro.

“É algo que é trabalhado fora do país, algo único para Santa Catarina. É um projeto sensacional que promete revolucionar o turismo da região e de Jaraguá do Sul e Pomerode. É o tipo de projeto que a Santur defende, com inovação, algo que é diferente e que só vai trazer ganhos ao turismo, requer um caminho longo, de análises, mas precisamos do poder público para investir em novos equipamentos e isso está sendo feito.” – destacou o presidente da Santur, Renê Menezes.

Trecho ainda preserva todos os traços da colonização

Em setembro de 2015, o Conjunto Rural de Rio da Luz e o Conjunto Rural Testo Alto, juntamente com outras edificações e núcleos urbanos e rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina, foi inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do IPHAN.

O Vale do Rio da Luz (Jaraguá do Sul), juntamente com o Vale do Testo Alto (Pomerode), são considerados Patrimônio Cultural Brasileiro, tão importante quanto Ouro Preto, Salvador, São Luís do Maranhão e todas as mais de 100 cidades históricas do Brasil.

Os núcleos rurais de Rio da Luz e Testo Alto, separados pela Serra do Jaraguá, localizam-se em pequenos vales, região predominadas por propriedades com base na agricultura familiar, onde perduram traços de sua formação, como aspectos linguísticos, festas típicas, hábitos culinários e religiosos e número considerável de edificações que remetem ao período da colonização.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x