Geral

Jaraguá permanece com 100% dos leitos de UTI ocupados, segundo boletim do fim de semana

Já há tratativas para expansão da capacidade

27/07/2020

Por

Jaraguá permanece com 100% dos leitos de UTI ocupados, segundo boletim do fim de semana

Segundo boletim da prefeitura, enviado neste domingo (26), os leitos de UTI atingiram a capacidade máxima de ocupação, neste fim de semana. Atualmente, a ocupação dos leitos de UTI adulto (19 vagas) é de 100% e infantil (5 vagas) é de 20%. Já há tratativas para expansão da capacidade. “Porém, se nossos números seguirem no ritmo crescente, nos próximos dias esses leitos serão também ocupados”, alerta o executivo.

A estrutura disponível nos hospitais da cidade, antes da pandemia, era de 40 leitos no total, contando os dois hospitais. Com recursos da Prefeitura, foram construídos mais 10 leitos em cada hospital para atender pacientes da Covid-19. Ficaram, então, 10 leitos de UTI adulto no São José, e 10 leitos de UTI infantil no Jaraguá, todos regulados pelo Estado.

Leia mais:

Comitê solicita ao Estado ampliação do número de leitos de UTI em Jaraguá do Sul

Tecido é capaz de eliminar 99,9% do novo coronavírus em dois minutos

Por quê a vice Daniela Rehner entrou no rolo do impeachment?

 

Com o aumento da demanda por vagas, a Prefeitura intermediou de início mais quatro leitos de UTI adulto no São José (aumento de 40% da capacidade) e, agora, em acordo com Hospital Jaraguá, adaptou mais cinco leitos que a princípio estavam destinados para pacientes da ala infantil para atender adultos. Esses leitos aguardam regulação por parte do Estado, mas o Município se antecipou em atender a demanda, subsidiando estes 9 leitos, entendendo a urgência da situação.

A Prefeitura, em parceria com os hospitais do município, está montando desde março verdadeiros hospitais de campanha dentro dos próprios hospitais. O objetivo é fazer com que os investimentos feitos até agora fiquem de legado.

Notícias relacionadas

x