Geral

LabIC Novale promove “desconferências” para discutir a vida nas cidades

A ação tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

27/01/2022

Por

LabIC Novale promove “desconferências” para discutir a vida nas cidades

Divulgação

Entre os meses de fevereiro a agosto, o Laboratório de Inovação Cidadã do Novale Hub, de Jaraguá do Sul, promove as Desconferências Urbanas, uma série de eventos informais, destinados a estimular a troca de ideias, a conversa e a conexão entre pessoas interessadas em melhorar a vida nas cidades.

A ação tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A proposta é aprofundar e ampliar o diálogo sobre a vida nas cidades e para dar continuidade às discussões iniciadas no 1º Workshop LabIC Novale, ocorrido em novembro passado. Todos os encontros são gratuitos e abertos à comunidade. Para participar, é necessário se inscrever pelo formulário disponível no link: bit.ly/desconferenciasfev22.

O formato escolhido para os encontros, chamado de “desconferência”, é característico de comunidades criativas e reflete uma forma de organização menos formal, voltada a estimular a troca de ideias, a conversa, o aprendizado e o encontro entre pessoas apaixonadas por um assunto em comum. As desconferências apostam na diversidade, na colaboração e em estruturas não hierárquicas para estimular que novas ideias floresçam.

Temas diferentes serão discutidos todos os meses

A cada mês, um tema diferente será tratado e dois encontros serão realizados: um on-line e um presencial. O tema selecionado para o mês de fevereiro – Comida e Cidade -, busca chamar atenção para o impacto que os sistemas alimentares têm sobre as diferentes dimensões da vida urbana e provoca alguns questionamentos.

Por exemplo: quais os fatores presentes nessa relação? Como um lugar influencia os hábitos alimentares de seus moradores e, por sua vez, como os hábitos alimentares de um povo influenciam na vida coletiva e na conformação dos lugares? Que movimentos vêm surgindo em torno desse tema? Como os cidadãos podem se organizar para construir sistemas alimentares resilientes, justos e afetivos?

O Ciclo 1 das Desconferências Urbanas será on-line, no dia 9 de fevereiro, das 19h30 às 21h e completa no dia 19 de fevereiro, presencialmente, das 14h30 às 17h30, no Novale Hub – Centro de Inovação. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail labicnovale@gmail.com ou no perfil do laboratório no Instagram (@labicnovale).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x