Geral

Novo RG causa POLÊMICA entre brasileiros; entenda!

O novo documento, embora não tenha sido completamente aplicado no Brasil, já está causando polêmica. Entenda!

15/12/2022

Embora o Novo RG ainda não tenha sido implementado oficialmente em diversos estados do país, sendo liberado aos poucos em certas regiões, o documento já está causando polêmicas pela falta de um campo importante. Quando cidadãos de um estado perceberam a falta, houve questionamentos.

Quer saber qual a nova polêmica acerca do RG e aproveitar para conferir mais informações sobre ele? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhum detalhe importante sobre o assunto!

 

Novo RG causa polêmica

Algumas pessoas no estado do Alagoas perceberam recentemente que o Novo RG está com item faltando, detalhe que foi questionado pela Superintendência do Instituto de Identificação do Estado assim que levantada a questão. No caso, trata-se do campo utilizado para incluir observações importantes no documento.

De acordo com Anízio Amorim, superintendente do órgão, esse espaço é especificamente utilizado para acrescentar informações indispensáveis sobre os condutores, como tipo sanguíneo e fator, além de patologias relacionadas à Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

No caso do estado do Alagoas, aliás, o campo ainda serve para a demarcação de etnias, como as dos povos tradicionais indígenas e quilombolas da região. Apesar disso, a informação obtida por Amorim é de que todas essas informações podem ser acessadas através do escaneamento do QR Code, mesmo que não apareçam na versão impressa.

Ainda conforme o superintendente, essas informações são importantes porque permitem, por exemplo, que os socorristas tenham acesso às informações vitais dos pacientes em caso de acidente, o que permite o socorro imediato e a preservação da vida.

 

Como deve ser o novo documento?

Atualmente, o novo documento trouxe consigo algumas mudanças significativas em relação ao design e às informações, com base no que foi estabelecido pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO). Dessa forma, o documento unifica, por exemplo, o número do CPF, que deve passar a substituir o antigo número do RG.

O QR Code também é facilmente lido através de smartphones, que podem reiterar a autenticidade do documento a partir de qualquer smartphone. isso, inclusive, ajuda na hora de constatar extravio ou furto, garantindo maior segurança aos usuários.

Vale lembrar que todos os estados, até então, emitiam suas próprias versões de RG, o que facilitava golpes e falsidade ideológica. Entretanto, o novo documento deve ser padronizado, sendo o mesmo para todos os estados do país.

Apesar disso, a mudança ocorrerá de maneira gradual, então não é necessário realizar a troca ou a atualização nesse momento, exceto se o documento antigo estiver prestes a chegar ao prazo de validade máximo. A validade desse novo documento é de 10 anos para cidadãos que tiverem até 60 anos de idade. O documento antigo ainda será válido nesse momento, até que, com o tempo, todos os cidadãos possuam a nova versão conforme as atualizações.

 

Conteúdo original publicado por Pronatec

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x