Geral

O QUE FAZ O VICE-PREFEITO?

Confira essas e outras informações importantes na matéria especial.

08/10/2020

Por

O QUE FAZ O VICE-PREFEITO?

Conheça os candidatos de Guaramirim

O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem, licença, ou tenha o mandato cassado, quem assume as funções do titular é o vice. Enquanto o prefeito está em exercício, o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

Essa é a definição clássica dada àquele que exerce o cargo. Como agora a disputa é para prefeito, a figura do vice ganha importantes contornos, agregando em termos de representatividade e credibilidade às chapas. O JDV vai apresentar, em duas edições, os candidatos a vice-prefeito das cinco cidades, para que o eleitor possa conhecê-los melhor.

Os candidatos a vice-prefeito de Guaramirim, são todos nascidos na cidade. O vice de Fernando Santer (MDB) é o advogado Mário Sérgio Peixer Filho (PSDB), da coligação que conta, ainda, com o PL.

O vice de Luís Antônio Chiodini (coligação PP, PTB, PSL, DEM e PSD) é Osvaldo Devigilli, que é o atual vice-prefeito. É filiado ao DEM. E pelo Patriotas, da chapa liderada por Ramon da Silva Castro, é o administrador, homeopata e psicanalista clínico Giliardi Dorn.

E em Schroeder dos seis candidatos a vice, apenas um nasceu no município

O candidato a prefeito Jair Bridaroli (PSD) abre na sexta-feira (9) o ciclo de entrevistas do especial Eleições 2020, dentro da transmissão “JDV em Foco”. Seis candidaturas majoritárias foram lançadas e buscam a sucessão de Osvaldo Jurck, no pleito do dia 15 de novembro.

Bridaroli (coligação PSD, DEM e Podemos) tem como candidato a vice o professor e administrador Maykel Laube (Podemos). Ele é natural de Schroeder. Pelo PSDB, como vice na chapa de Adriano Kath, está o empresário Irineu Grade, nascido em Ibicaré. Felipe Voit (MDB, PP, PSL) tem como vice Lauro Tomczak, nascido em Guaramirim, é empresário.

O vereador e empresário Aurino Wudke, vice de Harildo Konell (PL) nasceu em Jaraguá do Sul. Vanderley Lopes, que integra a chapa de Ildefons Rudi Berchtold (PRTB) também nasceu em Jaraguá do Sul. É empresário.

E o candidato a vice-prefeito pelo PDT, na chapa com Moacir Zamboni, é Vagner Battisti. Como Zamboni, é paranaense nascido na cidade de Salgado Filho.

 

Notícias relacionadas

x