Geral

Óleo de cozinha tem vários locais para o descarte correto em Massaranduba

O descarte inadequado dos resíduos causa sérios prejuízos ao meio físico, biológico e socioeconômico, provocando a insustentabilidade do sistema

08/02/2022

Em maio de 2017, a Prefeitura de Massaranduba, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo relançou o programa De Óleo no Futuro, que busca o recolhimento de óleos resultantes de frituras, que são reutilizáveis para fabricação de sabão, detergente e outros. O descarte inadequado dos resíduos causa sérios prejuízos ao meio físico, biológico e socioeconômico, provocando a insustentabilidade do sistema.

Descartar óleos no ralo da pia, por exemplo, causa poluição hídrica que afeta os padrões de qualidade adequados aos respectivos usos. O óleo deve ser acondicionado em garrafas pet e entregues em todas as Escolas, Centros de Educação Infantil, Prefeitura, Ecoponto, Cooper Juriti, Unidades Básicas, Bombeiros Voluntários e Apae, de onde são recolhidos para o correto destino final. A empresa responsável pela coleta deste resíduo atende todas as exigências legais ambientais de óleo coletado e é destinado para reciclagem, sendo utilizado na fabricação de tintas, sabão, detergente, massa para janelas, ração animal e até biodiesel.

A preservação da água em um cenário preocupante de demanda se faz cada vez mais importante pois todos os seres vivos dependem deste recurso natural para sobreviver. Campanha permanente como de Óleo no Futuro é importante e todos podem se beneficiar com esta atitude.  A ação pode ser pequena, mas os resultados são grandes para o ecossistema.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x