Estadual

Painel Interativo mostra qualidade das águas dos rios de Santa Catarina

O serviço pode ser acessado através do portal do Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Santa Catarina

27/09/2021

Por

Painel Interativo mostra qualidade das águas dos rios de Santa Catarina

Secom

Lançou na última sexta-feira (24), o Painel Interativo do Programa de Monitoramento Qualiágua SC, com o objetivo de possibilitar um acesso simples, intuitivo e detalhado aos resultados das análises realizadas trimestralmente. Atualmente, a secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), integrada à secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, monitora 40 pontos em rios da região Leste. De acordo com a pasta, até 2022, é para ocorrer a ampliação de mais 65 pontos de monitoramento, distribuídos pelas demais regiões.

O serviço pode ser acessado através do portal do Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Santa Catarina (Sirhesc) (clique aqui). O Programa de Monitoramento Qualiágua SC foi implantado em 2019 e, até a disponibilização do painel, os dados eram divulgados por meio de boletins que sintetizam as informações de cada campanha de análise. Com a ferramenta interativa, a principal mudança é a possibilidade de acessar os resultados de todos os parâmetros quantificados em cada ponto de monitoramento, o que pode ser consultado por meio do município onde ele está localizado.

Segundo o secretário Executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, o Programa de Monitoramento está construindo um banco de dados que é necessário para a efetividade e o avanço do processo de gestão de recursos hídricos em Santa Catarina. “Dar acesso a esses dados a todos os interessados, de maneira mais transparente, é mais um passo nessa direção”, disse.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x