Geral

Passa fauna no trecho da duplicação da BR-280 será o segundo do Brasil

A duplicação faz parte do novo contorno rodoviário dos municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul e já está em execução, mesmo lentamente, no lote 2.2

12/02/2021

Por

As obras de duplicação da BR-280, em Santa Catarina, ganham um novo conceito de sustentabilidade: o primeiro viaduto para travessia de fauna do estado. Será o segundo deste modelo no Brasil. A duplicação faz parte do novo contorno rodoviário dos municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul e já está em execução, mesmo lentamente, no lote 2.2.

O novo modelo de viaduto, conhecido como ‘overpass’, será instalado no limite entre os municípios de Guaramirim e Schroeder. O primeiro viaduto ‘overpass’ do Brasil foi instalado no Pará, em 2017, em um trecho da ferrovia que corta a Floresta Nacional de Carajás.

Leia mais:

Este modelo tem por objetivo fazer a conexão entre a flora e a fauna da região. Ele busca, principalmente, reduzir o número de atropelamentos de animais nas estradas, que ainda é muito frequente no Brasil.

De acordo com Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), mais de 15 animais morrem nas estradas brasileiras a cada segundo.

Diariamente, devem morrer mais de 1,3 milhão de animais e ao final de um ano, até 475 milhões de animais silvestres são atropelados no Brasil.

Notícias relacionadas

x