Geral

Pesquisa mostra que 60% dos brasileiros adultos estão acima do peso

A condição de obesidade, que engloba parte dos indivíduos com excesso de peso, já atinge 25,9% da população

04/03/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Pesquisa mostra que 60% dos brasileiros adultos estão acima do peso

Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, nesta quinta-feira (4), o Ministério da Saúde instituiu a Semana da Obesidade. O objetivo é chamar atenção para o tema, discutir sobre a complexidade dos fatores causadores, incentivar o foco do tratamento na saúde e no bem-estar dos indivíduos e apresentar ações do governo federal para conter o avanço dessa condição.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019) apontam que, atualmente, no Brasil, 60,3% dos adultos apresentam excesso de peso, o equivalente a 96 milhões de pessoas. A maior prevalência maior é no público feminino (62,6%). A condição de obesidade, que engloba parte dos indivíduos com excesso de peso, já atinge 25,9% da população – cerca de 41,2 milhões de adultos, também com distribuição maior em mulheres (29,5%) do que em homens (21,8%).

Leia mais

O problema do excesso de peso tem afetado também os mais jovens. Entre as crianças atendidas na Atenção Primária, em 2019, 14,8% dos menores de 5 anos e 28,1% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7% e 13,2% apresentavam obesidade, respectivamente. Quanto aos adolescentes acompanhados, em 2019, cerca de 28% e 9,7% apresentavam excesso de peso e obesidade, respectivamente.

A obesidade é um problema preocupante em saúde pública, e as medidas para reversão do cenário requerem um esforço de vários setores, porque a condição de obesidade é bastante complexa e tem múltiplas causas.

Mais que uma pandemia, a obesidade tem sido uma doença crônica que afeta a qualidade de vida da população brasileira. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, o contingente de obesos mais que dobrou no país num período de 16 anos.

De acordo com o levantamento, 9,6% dos homens brasileiros conviviam com excesso de peso em 2003. No caso das mulheres, o percentual era ainda maior, de 14,5%. No ano de 2019, esses números subiram para 22,8% e 30,2%, respectivamente.

Ministério da Saúde desenvolve ações durante a semana

Diante do cenário apresentado pela PNS/2019, o Ministério da Saúde preparou uma série de conteúdos para a Semana da Obesidade, com orientações, cuidados recomendados, informações úteis e detalhamento das ações federais sobre esse tema. A pasta divulgará o material no site e nas próprias redes sociais.

Como a alimentação tem um dos papéis mais importantes no processo de aumento de peso da população, um dos conteúdos aborda o incentivo à alimentação adequada e saudável. Nos últimos anos, observou-se mudanças significativas no padrão de consumo de alimentos da população, com diminuição da participação de alimentos in natura e minimamente processados, como arroz e feijão, ao mesmo tempo em que os alimentos ultra processados estão cada vez mais presentes na alimentação dos brasileiros.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x