Geral

Plantas medicinais em UBS de Jaraguá complementam tratamento de pacientes

Outras unidades básicas de saúde de Jaraguá do Sul também cultivam hortas medicinais em seus espaços externos

07/02/2022

De acordo com enfermeira da Unidade Básica de Saúde Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul, as ervas medicinais plantadas na horta do local complementam o tratamento de alguns pacientes, principalmente aqueles que sofrem com dor ou ansiedade. A coordenadora do Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Katrin Grützmacher, comemora o uso das hortas das unidades de saúde, mas deixa claro que “não substitui o uso de medicamentos, mas os complementa.”

A enfermeira da unidade conta que desde que as mudas foram plantadas há um mês, as folhas se desenvolveram bem, pois pegam sol, chuva e são bem cuidadas.  “Dá gosto de vir até aqui com o paciente depois da consulta, mostrar as plantas que temos, como boldo, insulina vegetal, melissa, sálvia e indicar o uso correto dos chás. Muitos levam mudinhas para plantar em casa. Com a orientação do profissional de saúde, esse uso, complementar, pode melhorar bastante o quadro do paciente”, explica.

Outras unidades básicas de saúde de Jaraguá do Sul também cultivam hortas medicinais em seus espaços externos. O programa municipal mantém ainda uma horta medicinal no Centro Administrativo Municipal da Prefeitura.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x