Plantas medicinais em UBS de Jaraguá complementam tratamento de pacientes
Outras unidades básicas de saúde de Jaraguá do Sul também cultivam hortas medicinais em seus espaços externos

De acordo com enfermeira da Unidade Básica de Saúde Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul, as ervas medicinais plantadas na horta do local complementam o tratamento de alguns pacientes, principalmente aqueles que sofrem com dor ou ansiedade. A coordenadora do Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Katrin Grützmacher, comemora o uso das hortas das unidades de saúde, mas deixa claro que “não substitui o uso de medicamentos, mas os complementa.”
A enfermeira da unidade conta que desde que as mudas foram plantadas há um mês, as folhas se desenvolveram bem, pois pegam sol, chuva e são bem cuidadas. “Dá gosto de vir até aqui com o paciente depois da consulta, mostrar as plantas que temos, como boldo, insulina vegetal, melissa, sálvia e indicar o uso correto dos chás. Muitos levam mudinhas para plantar em casa. Com a orientação do profissional de saúde, esse uso, complementar, pode melhorar bastante o quadro do paciente”, explica.
Outras unidades básicas de saúde de Jaraguá do Sul também cultivam hortas medicinais em seus espaços externos. O programa municipal mantém ainda uma horta medicinal no Centro Administrativo Municipal da Prefeitura.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!