Colunas

Política e Políticos – Padre tenta evitar o pior

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

09/09/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

É de se imaginar o clima entre os três candidatos a prefeito de Bocaina do Sul (região de Lages) com seus 3,5 mil habitantes. Alex Schumacher (PDT), João Eduardo Della Justina, que disputa a reeleição pela Federação PSDB/Cidadania, União Brasil e PSD, e João Tadeu Assink (MDB / PL), andam às turras. Tanto que o padre José Roberto Moreira, facilitador da Justiça Restaurativa, um modelo de solução de conflitos através do diálogo e da negociação, entrou em cena.

 

pol

E vai promover encontros em separado com os candidatos a prefeito, vice, vereador e coordenadores de campanha. “Queremos evitar a violência política, trabalhar o respeito, o diálogo, a possibilidade de ser e pensar diferente”, prega o padre, dando tom da campanha ao dizer que, para isso, “não precisa eliminar o adversário”.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Há menos de um mês para as eleições de outubro, o PL mostra o maior número de candidatos a prefeito, totalizando 187. Depois aparecem o MDB com 178, o PP com 109, PT 98 e PSD com 94. O PSDB tem 40, União Brasil 33, Novo 20, o Podemos 18 e PSB com 15.

 

*Nos 295 municípios de Santa Catarina, são 839 candidatos a prefeito, com 143 tentando a reeleição. Na briga por vagas nas câmaras de vereadores o MDB lidera o ranking com 2.749 candidatos, seguido do PL com 2.596. O PP lançou 2.123 e o PSD 2.047.
Nessa lista o PT tem1.413 nomes, União Brasil com 1.394 e o PSDB com 1.211. Entre os dez partidos com mais candidatos a vereador, mas abaixo de mil aparecem o Podemos, com 916, Republicanos com 802 e PDT com 523. No total, são 17.842 candidatos, com 1.678 à reeleição.

 

*Entre os 19,5 mil candidatos registrados no Tribunal Regional Eleitoral, 792 são vereadores, 100 são prefeitos e 9 deputados. Predominam 1,3 servidores públicos municipais, 1,8 mil agricultores e 2,3 mil empresários. A lista, mostra, ainda, 1.296 aposentados, 510 comerciantes, 738 professores, 466 advogados, 463 donas de casa e 488 administradores.

 

*Afinal, quem pode usar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como cabo eleitoral? Em São José, Orvino de Ávila (PSD), que busca a reeleição, tenta “colar” em JB. A ex-prefeita Adeliana Dal Ponte (PL), apoiada por Jorginho Mello (PL), recorreu (sem sucesso) à justiça eleitoral porque Orvino não é do PL, adversário do PSD.

 

*Dal Ponte é ignorada por Bolsonaro a quem fez críticas pesadas em vídeos postados em redes sociais durante a pandemia da Covid 19. A história se repete em Indaial e Itajaí onde o uso da figura de JB teria “excedido” aos limites. Enfim, para não poucos Bolsonaro é a “solução” nas urnas.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Os mais cotados do país

 

Adriano Silva (Novo), prefeito de Joinville e com 63,3% das intenções de voto (pesquisa entre 9 e 13 de agosto), está entre os 24 candidatos a prefeito que podem se eleger já em primeiro turno conforme aponta o Broadcast Político da Agência Estado (Jornal O Estado de São Paulo). O levantamento foi feito em 103 cidades onde o segundo turno pode ocorrer. Mas o fenômeno é o atual prefeito de Macapá, Antônio Paulo de Oliveira Furlan (MDB), o Dr. Furlan (médico).

 

 

Candidato à reeleição, ele teria com 91% em pesquisa do Instituto Queste feita entre 23 e 125 de agosto. O favoritismo de Furlan, nascido na Costa Rica, é tamanho que outros candidatos desistiram da disputa. Há outros com índices próximos, como Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha (ES), com 77%. E Kaio Amado (Podemos), em São Vicente (SP), com 75,9%.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*A chamada Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte será lançada hoje (10) na Assembleia Legislativa, para tratar da construção de uma rodovia paralela à BR-101, entre Biguaçu e Florianópolis, com estudos contratados ainda no governo de Carlos Moisés (Republicanos).

 

*Por certo essa Frente não dormirá a sono solto, como a Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-280, lançada em abril de 2023 e presidida pelo deputado Mauricio Peixer (PL), cujo foco era acompanhar, fiscalizar e cobrar obras de duplicação da BR-280.

 

*Governador Jorginho Mello (PL) prepara sua agenda para poder acompanhar o amigo Jair Bolsonaro (PL) por alguns dos principais colégios eleitorais De Santa Catarina ainda em setembro. JB deve ficar por aqui uns dez dias. O roteiro ainda não está definido, mas certamente inclui Balneário Camboriú e Joinville.

 

*A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada federal catarinense, Caroline de Toni (PL) deve analisar hoje proposta de anistia de pessoas condenadas pelo quebra-quebra de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Uma provocação explícita ao “supremo” Alexandre de Moraes.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Regras do “não pode”

 

A Lei Eleitoral proíbe a realização de propaganda em locais de uso comum. Entre eles, estão igrejas, terreiros e templos. Segundo o artigo 37 da lei 9.504/97, também não é permitido pedir votos em lojas, ginásios, estádios e clubes. No entanto, apesar da proibição de publicidades eleitorais em igrejas, os candidatos podem participar de eventos como cultos ou missas, mas sem utilizar a ocasião para promover campanhas, distribuir material de campanha ou realizar qualquer outra forma de manifestação eleitoral. A regra também se aplica a outros locais públicos: postes de iluminação, viadutos, passarelas, pontes e pontos de ônibus.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x