Colunas

Política e Políticos – Guerra aos insetos!

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

26/03/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Vai para a mesa do prefeito Jair Franzner (MDB) sugestão da Câmara de Vereadores para que a a prefeitura disponibilize repelentes em todas as escolas da rede municipal de ensino. Uma medida de prevenção a doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

 

pol

 

Se serve como uma segunda sugestão, a mesma providência deveria ser tomada de forma permanente de algumas regiões do município onde outros insetos, como borrachudo e maruim, mesmo que não transmitam doenças, infernizam a vida de quem está nas escolas. Alunos ou não.

 

 

 

CURTAS

 

*Suplente de deputado federal, Darci de Matos (PSD/Joinville) foi indicado pela presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a também catarinense Caroline de Toni (PL/Chapecó), como relator sobre a prisão preventiva do deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil/RJ).

 

*Já expulso do União Brasil, Chiquinho e o irmão, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, são acusados como mandantes do assassinato da ex-vereadora Mariele Franco (PSOL/RJ).

 

*Mariele foi assassinada porque Chiquinho Brazão, atual secretário municipal de Ação Comunitária do Rio de Janeiro, defendia um projeto de lei regularizando terrenos usurpados pela milícia carioca. A ação foi alvo de seguidas denúncias da vereadora. O projeto foi aprovado com votação apertada, mas foi o bastante para a decisão pelo crime.

 

*O relator dirá se Brazão segue preso ou não já que, por conta da tal imunidade parlamentar, quem decide é o plenário da Câmara dos Deputados. Se estiver em seu juízo perfeito, e é o que Matos decidirá pela prisão preventiva, como já deu a entender. Até porque o ano é eleitoral e o PSD já fez alianças em SC com “gente séria”. Presume-se.

 

*O Partido Novo oficializou apoio à reeleição do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD). Como “retribuição” ao apoio oferecido pelo PSD (e aceito) aos candidatos a prefeito Adriano Silva (Joinville) e Odair Tramontin (Blumenau). Quem te viu e quem te vê, hein?

 

* “O MDB só recuperará seu espaço de protagonista com projeto para governador em 2026”. A fala é do ex-governador Paulo Afonso Vieira (1995/1998). Lá em 2018, às vésperas de um desastre nas urnas, Vieira previu que o MDB iria acabar. Engolido pelo PL. Em 2022 ele apoiou a reeleição de Carlos Moisés (Republicanos) porque, disse, era a “opção de prefeitos e deputados do MDB”.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Recursos para as creches

 

Um ano depois do atentado contra a creche ‘Cantinho Bom Pastor’, de Blumenau em abril de 2023, com a morte de quatro crianças, avança na Assembleia Legislativa projeto do deputado Napoleão Bernardes (PSD), propondo medidas complementares de reforço da segurança escolar pelo Estado que se estendam, também, para a rede pública infantil. Isso porque, diz Bernardes, os municípios não têm recursos financeiros que sustentem essa conta.

 

pol

Uma tragédia esquecida

 

Aliás, é bom que se diga: o assunto só tomou corpo porque a tragédia em Blumenau repercutiu até fora do país. Já o massacre em creche do município de Saudades (foto), no Oeste catarinense, em 2021, com o assassinato de duas professoras e três crianças, caiu no esquecimento da imprensa e dos políticos faz tempo. Tanto que o fato sequer é citado, seja na proposta de Bernardes, eleito por Blumenau, seja em discussões na Assembleia Legislativa.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*A partir desse ano e até o final de 2025, o governador Jorginho Mello (PL) promete abrir mais seis mil vagas para aliviar as abarrotadas prisões catarinenses. O problema é que mesmo antes de construídas as novas penitenciárias já “nascem” lotadas. A demanda é, sempre, muito maior que a oferta.

 

*Vereadores de Florianópolis agora podem assumir vagas temporárias na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado, na condição de suplentes. Virou lei aprovada pela Câmara de Vereadores. A autora é a vereadora Carla Ayres (PT), ela própria beneficiada como suplente de deputada federal à espera de oportunidade.

 

*Jair Renan, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, assinou ficha no PL abonada pelo governador Jorginho Mello, que preside o partido em SC. Renan vai disputar uma das 19 vagas da Câmara de Vereadores. Em 2020, o PL de BC elegeu só um vereador.

 

*A guarda municipal de Araquari ainda não exista (precisa de concurso público), mas o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), com aprovação dos vereadores, criou quatro cargos comissionados para o comando da corporação. Na gestão do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Moacir Bertoldi, ocorreu a mesma coisa. Com a agravante de que a guarda municipal nunca foi criada.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

A tese de Colombo

 

Advogados da ação movida pela coligação PSD/Patriota e União Brasil pedindo a cassação do senador Jorge Seif (PL) por suposto abuso de poder econômico na eleição de 2022, defendem que Raimundo Colombo (PSD) assuma a vaga (no caso de cassação). Porque, nesse caso, outros candidatos não foram acusados de ilícito eleitoral. Para a defesa de Colombo, se o Tribunal Superior Eleitoral cassar Seif, anulando todos os votos para senador e convocando nova eleição, estará punindo outros candidatos.

 

pol

 

Colombo foi o segundo colocado, com 608.213, menos de três mil votos à frente de Dário Berger (PSB), que faturou 605.258 votos. Seif fez 1.484.110 votos, mais que o dobro de ambos somados. A sessão do TSE está marcada para as 10 horas do dia 4 de abril.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x