Colunas

Política e Políticos – As “voltas” da política

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

18/03/2024

Política e Políticos – O prefeito Mário Hildebrandt, que presidia o Podemos, se filiou ao PL. Com isso, a deputada estadual Paula Ana Silva (Podemos) levou o ex-vereador Fabio Fiedler para a presidência do partido. Que já foi seu assessor. Em 2012, no segundo mandato, Fiedler foi denunciado pela “Operação Tapete Negro”, do Ministério Público, que investigou superfaturamento em obras de pavimentação asfáltica no governo do ex-prefeito João Paulo Kleinübing.

 

O ex-vereador foi condenado em 2018, mas o processo acabou arquivado. JKP também foi inocentado. A deputada, agora, tenta costurar uma aliança com o partido Novo que, por ironia, terá como candidato o promotor de Justiça Odair Tramontin, o mesmo que denunciou Fiedler por corrupção.

 

pol

 

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*Entre maio e junho o ex-presidente Jair Bolsonaro deve vir a Joinville, em meses que o Judiciário pode tomar decisões em ações contra ele. Que virá à cidade para apoiar secretário da Segurança Pública, Sargento Lima, candidato a prefeito do PL. Joinville é a cereja do bolo de Jorginho Mello (PL), que no município faturou 259.534 votos em 2022. Bolsonaro levou 268.079 votos.

 

 

*Também em 2020, o deputado e secretário Lima foi reeleito com 71.185 votos, dos quais 35 mil do eleitor local. As votações de Bolsonaro, Mello e Lima, por si só, justificam a preocupação de reeleição do prefeito Adriano Silva, o único do Novo eleito no Brasil em 2020. Ele já tem apoio formal do União Brasil e do PSD. Que em 2020 apoiou Darci de Mattos, contra Adriano.

 

 

*PL e MDB podem formar coligação na disputa pela prefeitura de Corupá. Conversas tem prosperado com o governador Jorginho Mello (PL) e os deputados Antidio Lunellli (MDB/Jaraguá do Sul) e Fernando Krelling (MDB/Joinville), ambos da Bancada do Norte. Os nomes especulados são a secretária-executiva da Associação dos Bananicultores, Eliane Müller, que deixaria o PP rumo ao PL, e o secretário da Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti (MDB).

 

 

*Decretos de 19 prefeitos catarinenses dispensando a comprovação de vacina contra a Covid no ato de matrícula ou rematrícula em escolas municipais da rede pública seguem sem efeito. O STF referendo liminar que obriga a exigência. No Norte catarinense, Joinville adotou e manteve a livre matrícula.

 

 

* As benzedeiras podem ser consideradas integrantes do Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, prevê projeto do deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT). O decreto 3.551/2000 do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural diz que o ofício de benzer foi reconhecido como cultura imaterial. O que fortaleceu ainda mais a existência dessas práticas.

 

 

*Na festa de seus 78 anos de idade o ex-deputado José Dirceu (PT), condenado por corrupção, mas solto, não posou nas fotos com a namorada. Mas ela é catarinense. Nascida em Joinville, Danyelle da Silva Galvão tem 41 anos, é advogada criminalista e desde março de 2023, nomeada por Lula da Silva (PT), é juíza substituta da Justiça Eleitoral de São Paulo.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Cardozo diz que será deputado

 

 

Terceiro suplente de deputado estadual pelo PL, o vereador Jefferson Cardozo (Jaraguá do Sul) tem afirmado que assume o mandato em janeiro. Jorginho Mello (PL) vai mudar o secretariado visto que alguns do PL serão candidatos a prefeito. Cardozo chegou a ser nomeado secretário estadual de Administração Penal, mas não tomou posse por conta de ação do Ministério Público, que o acusa de envolvimento em esquema que manipulava exames práticos para obtenção da CNH. O MP já pediu a condenação do vereador (preso em 2019 ). E de donos de autoescolas.

 

 

pol

 

 

Desacato gerou cassação

 

 

Por muito menos, o suplente de vereador, Ronnie Lux (MDB), condenado por desacato a autoridade (policiais), foi cassado em novembro de 2023, em ato da Mesa Diretora. Que acatou pedido do Ministério Público. Lux era O segundo suplente do MDB e assumiu o mandato em julho de 2022 na vaga de Onésimo Sell, atual diretor-presidente do Samae. Jeferson Cardozo é servidor público na função de agente penal concursado. Entre os 11 vereadores eleitos em 2020, foi o 10º mais votado, com 1.261 votos.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

 

*Começam a aparecer as primeiras pesquisas eleitorais em capitais de estados envolvendo pré-candidaturas a prefeito às eleições de outubro. Em Curitiba, o Instituto Radar Inteligência levantou o voto de 800 eleitores com mais de 16 anos. A iniciativa, diga-se, é do Radar, até porque pesquisas de candidatos e partidos só podem ser feitas a partir do registro dos candidatos no TSE.

 

 

*O vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), apoiado pelo prefeito Rafael Greca (PSD) e o governador Ratinho Jr. (PSD) lidera, seguido pelo ex-governador Beto Richa (PSDB) e o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB. Deltan Dallagnol, do Novo, aparece com 11,5%). O braço direito de Sérgio Moro na Lava-Jato, foi cassado pelo TSE em maio de 2023, mas manteve os direitos políticos.

 

 

*No domingo (17) a Operação Lava Jato completou dez anos de sua instalação, em 17 de março de 2014. Mas ninguém entre os principais “importantes” envolvidos no maior esquema de corrupção já visto no país, está na cadeia. Nenhum político ou empresário envolvidos permanece preso. Aliás, uma Pesquisa do Instituto Quaest aponta que 74% da população acha que o STF incentiva a corrupção ao anular punições da Lava Jato.

 

 

*Senadores começam a debater e analisar a Proposta de Emenda Constitucional sobre drogas hoje (19). O tema é polêmico e controverso: o texto aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça inclui na Constituição Federal a determinação de que a posse ou porte de drogas ilícitas são crimes, independentemente da quantidade. 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Lula, o “sincero”

 

 

Uma fala de Lula da Silva (PT), depois que pesquisas de quatro institutos mostraram queda na popularidade do governo, deixou a esquerda de cabelos em pé em ano eleitoral. “Sei que não estou cumprindo tudo que prometi”, disse o petista ao ver que a reprovação de seu governo em São Paulo capital, segue em alta: de 25% em agosto de 2023 para 34% em março.

 

pol

 

A capital paulista, diga-se, é um termômetro político em eleições no Sul e Sudeste do país. Mas nem precisava tanta sinceridade. O que ele prometeu é o espelho fiel do pós-campanha no país. Pelo voto de milhões de desinformados seduzidos por promessas de “uma vida digna”, vale dizer qualquer coisa. Até porque, eleitos ou não, não há nenhuma consequência.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x