Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Política e Políticos – Entregas sem capacete
Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense
12/09/2024
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que estende a proibição do uso de capacetes, em locais públicos e estabelecimentos privados, para entregadores em domicílio, os motoboys de delivery. É de autoria do deputado Emerson Stein (MDB e visa dar mais segurança aos condomínios, estabelecimentos comerciais e aos usuários do serviço. “Muitas vezes as vítimas não percebem que se trata de um golpe. Com o capacete, o reconhecimento se torna impossível”, justificou Stein. A proposta passa por outras comissões antes de ir à votação em plenário.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
CURTAS
*A disputa pela prefeitura de Pomerode ficou no mano a mano, entre Chico Hass (PSD) e Rafael Ramthun (PL). É que o ex-secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte no governo de Luiz Henrique da Silveira (MDB) e ex-deputado estadual com seis mandatos, Gilmar Knaesel (PSDB), foi impugnado pela Justiça Eleitoral.
*Por “atos de improbidade administrativa” à frente da citada secretaria, “eivados de má-fé”, escreveu a juíza eleitoral Iraci Satomi Kuraoka Schiochet. O caso foi em 2008, no repasse de verbas a pessoas jurídicas e não aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado. Por isso, em 2017, por decisão do TRE, Knaesel tornou-se inelegível por oito anos, até julho de 2025.
*A princípio, Joinville, Blumenau, São José, Florianópolis e Jaraguá do Sul, cinco dos dez maiores colégios eleitorais de Santa Catarina, ficam fora do roteiro de Jair Bolsonaro pelo estado. Comícios em Balneário Camboriú, Itajaí, Tubarão e Criciúma estão mantidos.
*Em roteiro que ainda pode ser alterado por conta do humor do ex-presidente, Bolsonaro desembarca em Navegantes no dia 19, fazendo comícios em Itajaí e Balneário Camboriú. De lá segue para Tubarão e Criciúma. No dia 21 deixa o estado pelo aeroporto de Jaguaruna.
*Cinco, dos 212 municípios com apenas um candidato a prefeito, estão em Santa Catarina: Iraceminha, Meleiro, Ouro, Peritiba e Planalto Alegre, todos com população abaixo de quatro mil habitantes. E onde a disputa se concentra nas câmaras de vereadores.
*Nestes casos, o candidato a prefeito pode dispensar o voto da mulher, da noiva, da namorada ou de quem quer que seja porque basta um voto, o dele mesmo. Diz a legislação eleitoral que o prefeito eleito será aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Corrida pelo voto
Entre os dias 19 e 30, o governador Jorginho Mello (PL) vai pôr o pé na estrada atrás de votos para candidatos do PL, alguns bem longe, ainda, da preferência do eleitor. Mello sai de licença pelos 11 dias que antecedem a eleição de 6 de outubro e na sua cadeira senta a vice-governadora, Marilisa Bohem (PL), sem peso nas urnas. Tanto que, em Joinville, seu domicílio eleitoral, o deputado Sargento Lima (PL) aparece com 11% na pesquisa do Instituto Mapa divulgada ontem (12). Empatado tecnicamente com o petista Carlito Merss, com 12,8%. Mas nada que incomode a reeleição de Adriano Silva (Novo), com 71,15% segundo o Mapa. Para piorar, Joinville não está no roteiro de Jair Bolsonaro pelo estado entre os dias 19 e 21.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
VIA BRASIL
*Um levantamento do MapBiomas mostra que o Brasil perdeu o equivalente ao território da Paraíba (56.585 km) em queimadas, só em agosto. Os dados são do Monitor do Fogo, criado em 2019. Na comparação com 2023, a alta foi de 149%, com 3,3 milhões de hectares a mais.
*Essas centenas de incêndios que jogam fumaça para o Sul do Brasil, desnudam a fragilidade de estruturas das defesas civis, federal, estaduais e municipais. Falta tudo, viaturas, máquinas, mão de obra, recursos emergenciais, interação e até treinamento específico.
*A demanda por energia, entre 1º e 8 de setembro, superou em 13% a carga média de megawatts registrada durante a última crise hídrica, em 2021.Isso é atribuído à extensão maior da seca e às temperaturas muito acima das observadas há três anos.
*Por isso, já entraram em cena as usinas termoelétricas, uma delas em Capivari de Baixo (sul catarinense), movidas a carvão mineral, gerando um custo muito maior para o consumidor. E levando a conta de energia de volta para a bandeira vermelha, a mais cara.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
“Nós não somos tolos”
“Não nos perguntaram nada. E a Rússia aparece e diz que apoia a proposta do Brasil e da China. Nós não somos tolos. Vocês falaram com a Rússia sobre uma iniciativa e disseram: ‘essa é a nossa proposta’. O discurso é do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre uma proposta de paz apresentada pelo Brasil e pela China. E prosseguiu: “Eu disse a Lula e ao lado chinês, vamos sentar juntos, vamos conversar. Por que você (Lula) de repente decidiu ficar ao lado da Rússia? Ou estar em algum lugar no meio? No meio do quê? Não estamos lutando na fronteira. Estamos lutando nas nossas terras”.
Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Coluna: A força cor de rosa
A vida não é cor de rosa. Não, mesmo! E quando nos referimos às mulheres, existem muitos desafios a enfrentar e superar diretamente ligados à saúde. Culturalmente, é à mulher que cabe a execução de múltiplas tarefas. E mesmo as que se dedicam ao trabalho, aos estudos (ou a ambos),…