Colunas

Política e Políticos – O Novo com roupa velha

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

12/03/2024

Além do PSD, em acordo já formalizado por escrito, agora o União Brasil acertou apoio à reeleição de Adriano Silva (Novo), prefeito de Joinville. Porém, em chapa pura do partido, mantendo a atual vice-prefeita, Rejane Gambin. O “novo” Novo se rendeu às coligações majoritárias e ao uso do Fundo Eleitoral. Uma clara questão de sobrevivência política ao lado de políticos profissionais, figuras execradas pelos 181 fundadores do partido em 2011.

 

pol

 

Entre os signatários do acerto estão o deputado federal Fábio Schiochet, presidente do União Brasil em SC, e o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB). Mais “profissionais” que ambos, não precisa. Resumindo, em eleição o que vale mesmo é ganhar nas urnas. E do jeito que der.

 

 

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*Onésimo Sell, um dos quatro vereadores do MDB de Jaraguá do Sul, admite que não vai à reeleição. É o atual presidente do Samae. Com 3.320 votos obtidos, em 2020 foi o mais votado. Uma performance que dificilmente seria repetida em outubro.

 

*A primeira chapa (pura, do PL) para a Prefeitura de Jaraguá do Sul já estaria fechada. Encabeçada pelo empresário Edson Junkes, com a vereadora Nina Santin Camello (PP), que deve se filiar ao PL, de vice. Seria a primeira disputa dele por cargo eletivo. Nina, também estreante nas urnas em 2020, fez 1.340 votos.

 

*Em Jaraguá do Sul o limite de vida útil de veículos do transporte escolar com capacidade de 20 passageiros era de 12 anos. Ou até 15 anos para 21 lugares ou mais. Agora mudou, em projeto aprovado pela Câmara, para até 20 anos contados da data de fabricação.

 

*Profissionais do ramo alegam não ser possível, em 12 ou 15 anos, substituir a frota por conta do alto custo de um veículo novo. Obrigando muitos deles à desistência, com o que a mobilidade urbana, com o uso de veículos particulares, teria piorado. O que não faz uma eleição, hein?

 

*Senador Esperidião Amin (PP) vota “sim” à Proposta de Emenda Constitucional que põe fim à reeleição de cargos ao Executivo. Teria o senador, hoje com 76 anos de idade e com mandato até 2026, a mesma postura lá nos idos de 2018, quando se elegeu? Aliás, como governador, tentou a reeleição sem sucesso. E por que a restrição só para cargos do poder Executivo?

 

*À mercê de intempéries, com não poucos “depenados”, são cerca de oito mil veículos apreendidos por vários motivos e depositados em 310 pátios a descoberto em todo o Estado. Invariavelmente, apodrecem visto o custo das “diárias”, multas e outras questões pendentes. Agora, o Detran tenta leiloar ou vender como sucata os que estão por lá há mais de 120 dias.

 

 

Política e Políticos – De volta ao ninho

 

Vereador Ademar Braz Winter (na foto ao Centro), que estava no PSDB há mais de duas décadas, filiou-se ao MDB na segunda-feira (11). Na verdade, volta ao antigo ninho (PMDB), onde conquistou os dois primeiros mandatos, em 1982 e 1986. Mas, de um total de oito, seis deles foram pelo PSDB. Sua maior votação foi em 2016, com 1.750 votos.

 

pol

 

Na verdade, o (rachado) MDB de Jaraguá do Sul, agora com quatro vereadores, não tem (ainda) uma chapa forte de candidatos à Câmara e busca nomes na faixa de mil a dois mil votos na última eleição para tentar atingir o quociente eleitoral. Só para lembrar, são precisos oito mil votos para garantir cada cadeira. Os partidos podem lançar 12 nomes, mas obrigatoriamente quatro mulheres. E salve-se quem puder!

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*O projeto de duplicação da BR-280, de São Francisco do Sul a Jaraguá do Sul, segue utilizando os recursos disponíveis (?), mas com desafios para que novas liberações sejam feitas pelo Ministério da Infraestrutura. O que requer, também, recursos de emendas da bancada catarinense na Câmara e no Senado.

 

*São palavras do superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, em reunião com a Federação das Associações Empresariais em Jaraguá do Sul. Nada além do que a coluna tem repetido, à exaustão. Aliás, já estamos em março sem qualquer garantia orçamentária de que a obra avance com a velocidade desejada desde 2013.

 

*Governador Jorginho Mello (PL) foi a São Paulo pedir ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a liberação do deputado federal licenciado, Ricardo Guidi, para filiá-lo ao PL como candidato a prefeito de Criciúma.

 

*Guidi é secretário estadual do Meio Ambiente e insiste na disputa pelo PSD. Contra candidato do mesmo partido apoiado pelo prefeito Clésio Salvaro (PSD). Mello voltou do encontro sem resposta. Para deixar o PSD o deputado precisa ser autorizado por Kassab, senão perde o mandato.

 

 

Tudo em família

 

Senadores Sergio Moro (União Brasil/PR) e Jorge Seif (PL/SC), ambos sob riscos reais de cassação dos mandatos por abuso de poder econômico em 2022, já se articulam visto a convocação de novas eleições. Tentando manter os mandatos em família. Rosângela Moro (UB), deputada federal e mulher de Moro, já trocou seu domicílio eleitoral, de São Paulo para o Paraná. Em Santa Catarina, Catiane Seif (PL), secretária estadual adjunta do Turismo, é a candidata de plantão.

 

pol

 

O PSD (leia-se Raimundo Colombo) quer a vaga de Seif alegando que o segundo colocado (ele próprio) deve assumir. O que já foi rejeitado pelo Ministério Público Federal, até porque a legislação vigente fala em nova eleição.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x