Colunas

Política e Políticos – Um raio x das pontes

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

20/02/2024

Política e Políticos – Pelo seu ineditismo, talvez a mais importante de duas ações da Prefeitura de Jaraguá do Sul anunciadas para este primeiro semestre e relacionadas à mobilidade urbana, seja uma vistoria técnica que empresa de Curitiba fará em 13 das principais pontes localizadas em sete bairros, incluindo a importantíssima “Abdon Batista”, no Centro (foto), inaugurada em março de 1965. Com isso vai se saber, pela primeira vez, qual o estágio atual de vida útil de cada uma delas e que tipo de intervenção será necessário se o diagnóstico apontar para a necessidade de reabilitação destas estruturas.

 

A outra ação remete à construção da nova ponte da Zanotti (nos fundos da Zanotti Elásticos), em parceria com Guaramirim, uma obra anunciada já em 2013 e que teria, à época, a participação do governo do Estado (Raimundo Colombo). Por conta da devastadora enchente de 2008, que afetou as fundações, a ponte foi interditada para veículos há mais de 15 anos.

 

pol

 

Política e Políticos – CURTAS

 

*A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul quer a retomada dos desfiles do Carnaval de rua. Em outras palavras, o Legislativo pretende que o Executivo viabilize a festa, financeiramente, visto o “papel significativo que o evento desempenha na economia, impulsionando o turismo e gerando oportunidades de faturamento e lucro para diversos setores”, afirmam.

 

*Com todo o respeito, mas turistas procurando Jaraguá do Sul por causa do Carnaval seria, realmente, algo singular. Reivindicar uma “mãozinha” do Executivo para viabilizar os festejos de quem curte carnaval é legítimo. Mas falar em desenvolvimento do turismo na cidade por conta disso é subestimar a inteligência alheia.

 

*Deputados do PL de Joinville são interlocutores do governador Jorginho Mello (PL) que quer a presidente do diretório municipal do PP de Corupá, Eliane Müller, como candidata a prefeita. Mas ela impõe condições, a principal delas é que todo o PP queira “ir junto” nesta empreitada, encabeçando a chapa. E avisa: “eu sou PP”.

 

* Eliane, também é diretora executiva da Associação dos Bananicultores de Corupá, foi candidata a prefeita em 2020, fez 3.547 votos e ficou em segundo lugar, atrás de Luís Carlos Tamanini (MDB), reeleito com 4.754 votos. Naquele ano duas mulheres disputaram a eleição majoritária num universo de três candidaturas. Ana Paula Schulze concorreu pelo Avante e fez 676 votos.

 

*Mesmo contra a vontade, dependentes químicos ou com transtornos mentais que perambulam pelas ruas de Florianópolis serão internados para tratamento. É o que diz lei aprovada pela Câmara de Vereadores, por 17 votos favoráveis e cinco contrários. Dados do Cadastro Único mostram que 2.020 pessoas vivem em situação de rua na Capital.

 

*Números de dezembro de 2023 apontavam que 9.065 pessoas viviam nas ruas em Santa Catarina, o equivalente a uma pessoa para cada mil habitantes. E absurdamente maior que a população de 155 municípios do estado.

 

 

Mello insiste, Brasília resiste

pol

Governador Jorginho Mello (PL) retoma pedido de compensação ao governo federal pelo dinheiro do estado aplicado em rodovias federais entre os anos de 2021 e 2022, no governo de Carlos Moisés (Republicanos). Foram R$ 465 milhões para obras nas BRs 470, 280,163 e 285. Rodovias federais que não são de Santa Catarina, já dizia o ex-governador e ex-senador Luís Henrique da Silveira (MDB) e, sim, que cortam o estado.

 

Portanto, de responsabilidade de Brasília. Mello quer o dinheiro liberado por Moisés para recuperar prejuízos causados ao patrimônio público pelas torrenciais chuvas em meses passados. Calcula-se que o estrago foi de R$ 1,8 bilhão.

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

*Em vídeo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pede para que bolsonaristas não façam manifestações no domingo (25) em outras cidades que não São Paulo (Capital).  Também não quer cartazes ou faixas que critiquem “quem quer que seja” ou instituições no ato convocado por ele para fazer sua defesa pelo Estado de Direito.

 

*A estratégia de Bolsonaro é a de que não liguem o ato onde pretende se defender a uma proposta de voltar ao assunto com a investigação da Polícia Federal por supostamente ter participado de um golpe de Estado, em 2022. Fato que tem entre as provas uma reunião ministerial. E, também, de não se mostrar baixa adesão em cidades menores.

 

*Delegado Egídio Ferrari (PTB), deputado estadual, deu uma guinada de 360º e vai se filiar ao PL. Pondo fim a uma encrenca local quanto ao candidato a prefeito apoiado por Jorginho Mello (PL) e pelo prefeito Mario Hildrebrandt, há poucos dias filiado ao partido do governador. Ferrari era esperança do MDB em ter, finalmente, um candidato viável nas urnas de outubro.

 

* Secretária da Educação do ex-prefeito Carlito Merss (PT), a professora Vanessa da Rosa, primeira suplente do PT na Assembleia Legislativa, é lembrada no partido para disputar a prefeitura de Joinville. Em 2020 o candidato do PT local foi o ex-deputado estadual Francisco de Assis Nunes, com pouco mais de 10 mil votos. Nunes presidiu a extinta Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville, também no governo de Mers.

 

 

Autosserviço x frentistas

 

pol

Jaime Maximino Bagattoli, catarinense nascido em Presidente Getúlio e senador pelo estado de Rondônia, é autor de projeto de lei permitindo que postos revendedores de combustíveis possam ter até 50% das bombas em sistema de autosserviço. O que é proibido no Brasil pela lei federal 9.956, de 2000 sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), regulamentando a profissão de frentista.

 

A lei foi originada em projeto do ex-deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB) mas que vemos nas telas do cinema, por exemplo, desde os anos 1950 em países desenvolvidos. Dados não oficiais indicam que ao menos 500 mil pessoas exerçam a profissão atualmente no Brasil, sendo este o motivo principal da lei vigente.

 

Se você não viu a coluna Política e Políticos de ontem  <—–

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x