Colunas

Política e Políticos – E agora, vai?

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

19/03/2024

Política e Políticos – A SC-108, no trecho que liga Guaramirim e Massaranduba entra para a história de obras do governo do Estado. Tanto pelo desleixo de décadas como pela inércia e omissão em executar um projeto anunciado há 11 anos, em 2013, no governo de Raimundo Colombo (PSD). Mesmo que castrado na proposta original licitada no governo de Carlos Moisés (Republicanos) – eram 15 quilômetros de duplicação, agora são só 3,8 quilômetros – começou. Devagar, mas começou.

 

pol

O tempo dirá

 

 

O prazo de conclusão é de três anos, no que não dá para acreditar muito visto tratar-se de obra pública sujeita a contratempos de todo tipo. O projeto prevê a construção de uma ponte, três viadutos e muitos sistemas de drenagem, por exemplo. A um custo de R$ 77 milhões, está saindo barato. Comparando, o elevado na junção da BR-280 com a SC-108 custou R$ 41,2 milhões. Mas, enfim, começou. Agora é esperar que o bordão “ vamos que vamos”, que Jorginho Mello (PL) usou na campanha de 2022, seja posto em prática nessa obra.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

Política e Políticos – CURTAS

 

 

*Vereadores de Itajaí, de cinco partidos de oposição ao prefeito Volnei Morastoni (MDB) pressionam o governador Jorginho Mello (PL) para que defina o nome do candidato a prefeito do PL. Morastoni, claro, apoia o deputado federal Carlos Chiodini (MDB). Sem chances de chapa com PL.

 

 

*Ex-senador Dario Berger, derrotado no projeto de reeleição a senador pelo PSB, filou-se ontem (19) ao PSDB, onde já esteve entre 2003 e 2007. Berger vai em busca de um terceiro mandato de prefeito de Florianópolis. Onde governou entre 2005 e 2013, uma vez pelo PSDB e outra pelo PMDB.

 

 

*Em 1994 e 1995, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, foi reprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Mas em 2009 ganhou cadeira no STF, com salário vitalício, por indicação de Lula da Silva (PT).

 

 

*Agora, o deputado federal catarinense Rafael Pezenti (MDB) que aprovar emenda constitucional obrigando que os nomeados para o STF ou para o Superior Tribunal de Justiça, tenham aprovação do exame da OAB. Vai sonhando!

 

 

*Dia 6 de abril o Partido Novo fará encontro estadual em Blumenau. Para tentar alavancar na mídia, principalmente, a candidatura a prefeito do promotor Odair Tramontin. Entre os convidados está o (desconhecido) vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

 

 

*Em Santa Catarina o Novo não elegeu o mínimo de sete deputados federais para ter direito ao horário eleitoral. Mas vai valer-se disso na coligação com o PSD em Blumenau. Em Joinville via União Brasil, que formalizou apoio à reeleição de Adriano Silva. Mas os candidatos a vereador terão de fazer pela vida.

 

 

 

Para durar mais

 

 

Como no Brasil tudo e qualquer coisa precisa de lei para ser feito, mesmo diante do óbvio ululante, um projeto de lei do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) obriga as prefeituras à construção de redes coletoras eficientes de águas pluviais em ruas asfaltadas. Aliás, é o que deveria ser feito, também, em rodovias estaduais e federais onde, por falta disso, o asfalto se deteriora bem antes do tempo normal de duração.

 

pol

 

Causando prejuízos permanentes não só aos cofres da prefeituras, estado e União, mas também e principalmente à logística de transporte. Com custos extraordinários na manutenção de caminhões e atrasos com prometedores na entrega de mercadorias.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Política e Políticos – VIA BRASIL

 

 

*Nomeado pelo governador Jorginho Mello (PL), o ex-prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB) assume o cargo de secretário-executivo da SC Participações e Parcerias S/A, uma sociedade anônima de economia mista do Estado cujo papel é apoiar o Programa de Parcerias Público-Privadas. Aí tem dedos bolsonaristas.

 

 

*Em maio de 2023, ele e o vice, Gilmar Doerner (Republicanos), tiveram os mandatos cassados pelo TRE por abuso de poder econômico na eleição de 2020, com perda dos direitos políticos. Incluído o empresário Luciano Hang. Que fez divulgação em massa de vídeos em favor da candidatura deles.

 

 

*O ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) adiou seu projeto político para 2026, quando deverá tentar eleição para deputado estadual. Porém, está na pista, costurando candidatura da mulher, Késia Martins, para vereadora da “cidade azul” onde ele fez carreira de bombeiro militar.

 

 

*Carmen Zanotto (Saúde/Cidadania/Lages), Sargento Lima (Segurança/PL/Joinville), Stêner Soratto (PL/Tubarão) e Ricardo Guidi (PSD/Criciúma) são secretários estaduais mapeados por Jorginho Mello (PL) como candidatos a prefeito. Podem ficar nos cargos até o final de maio. A desincompatibilização em abril é só para quem disputa a vereança.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

PSD regional em Joinville

 

 

Prefeitos Topázio Neto (Florianópolis), João Rodrigues (Chapecó), Clésio Salvaro (Criciúma) e Jose Thomé (Rio do Sul) prometem reforçar encontro regional do PSD nesta quinta-feira (21 em Joinville). Além do prefeito Adriano Silva (Novo), que tem apoio do PSD à reeleição. Novo (Adriano) e PSD (Darci de Matos) disputaram o segundo turno em 2020. Sábado passado (17) o PL levou o governador Jorginho Mello para Joinville em encontro regional.

 

pol

Não por acaso o maior colégio eleitoral de SC é escolhido como vitrine. Dá mídia. Todo mundo sai na foto, abraçados, como se o passado recente e os xingamentos mútuos impublicáveis nunca tivessem existido. Só lembrando: em 2008, 2012, 2016 e 2020 o PSD foi derrotado em segundo turno. Agora, jogou a toalha.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x