Geral

Professora Maria Lúcia recebe homenagem da Câmara de Guaramirim pelo Dia da Mulher

Ela foi a primeira vereadora eleita de Guaramirim e cumpriu o mandato de 2005 a 2008 e a primeira mulher a se candidatar prefeita do município

11/03/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Professora Maria Lúcia recebe homenagem da Câmara de Guaramirim pelo Dia da Mulher

A professora Maria Lúcia da Silva Richard foi a homenageada pelo Dia Internacional da Mulher na sessão de terça-feira (9), na Câmara de Guaramirim por proposição da vereadora Maria Rosana Zermiani Franz, para representar todas as mulheres do município. A vereadora destacou a longa trajetória de Maria Lúcia na educação, mas também a sua atividade como cidadã, gestora escolar, política, esposa, mãe e avó, dizendo que ela serviu de inspiração para a escolha da sua profissão de educadora.

“A sua biografia é extensa, construída com muita dedicação, zelo e competência. Eu era aluna da escola Lauro Zimmermann quando ela era coordenadora pedagógica, depois diretora. Sempre a admirei muito, como ainda a admiro pela sua trajetória na educação, iniciada quando tinha apenas 16 anos. Desde 1983 é pedagoga e tem outras formações que a qualificam e demonstram a sua superação ante as dificuldades enfrentadas desde muito jovem, quando perdeu o pai”, observou Maria Rosana.

Segundo ela, a professora Maria Lúcia está aposentada da rede estadual desde 2012. Ela foi a primeira vereadora eleita de Guaramirim e cumpriu o mandato de 2005 a 2008. Foi a primeira mulher a se candidatar prefeita de Guaramirim, disputando também vaga ao parlamento catarinense. Atualmente é diretora do CEI Roseli Ullmann, da Caixa d’Água.

Leia mais

A vereadora disse que Maria Lúcia representa muito bem as mulheres de Guaramirim e que a homenagem é merecida.

“Elas nos representa. Nós, mulheres, não somos fracas, podemos ser teoricamente mais frágeis em relação aos homens, mas somos mais sensíveis e temos um olhar diferenciado, pelas nossas percepções das coisas”, observou.

Homenageada pede o resgate da história dos negros em Guaramirim

A professora Maria Lúcia da Silva Richard recebeu flores e uma placa para o registro da homenagem da Câmara de Vereadores. Ela disse estar surpresa e lisonjeada pela lembrança e destacou a importância da participação da mulher na política.

“Espero que a professora Maria Rosana permaneça os quatro anos na Câmara. A representação feminina faz toda a diferença pelo olhar diferenciado das coisas, como ela mesmo lembrou”, disse.

Maria Lúcia pediu que o Legislativo Municipal lidere o resgate do negro em Guaramirim, pela falta de registro de personagens que marcaram a sua história em diferentes ocupações e também na sociedade.

“Não encontramos nada escrito, infelizmente, somos praticamente invisíveis. É importante que seja feito um resgate, para que a memória não seja definitivamente apagada”, lembrou. “Não digo isso por mim, ou pela minha tia que foi parteira, mas pelas pessoas negras que ao longo das décadas tiveram uma participação muito importante na história de Guaramirim e nunca foram lembradas. É preciso deixar isso escrito, registrado. Quem sabe a Câmara possa liderar esse movimento”, ponderou

Ezequiel sugere Galeria Lilás

O vereador Ezequiel Ramalho Bezerra de Souza sugeriu que a Câmara Municipal de Guaramirim crie a Galeria Lilás, para destacar as mulheres que ocuparam cadeiras no legislativo. Ao longo de 71 anos como município emancipado político e administrativamente (28 de agosto de 1949), apenas quatro mulheres foram vereadoras.

Maria Lúcia da Silva Richard (2005-2008) foi a pioneira, depois Andréia Graf Verbinnen e Regina Sandra Rodrigues Jahn e, agora, Maria Rosana Zermiani Franz, que é suplente, mas ocupa a vaga de Adilso Comim, que é secretário municipal de Agricultura.

Ezequiel entende que como existe a galeria dos ex-presidentes e vereadores mirins, as mulheres deveriam ter também uma galeria própria, para servir de exemplo e inspiração para que mais representantes femininas façam parte da Câmara nas próximas legislaturas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x