Educação

Programação do Setembro Surdo termina hoje na escola São José de Guaramirim

A Escola de Ensino Fundamental São José, do Rio Branco, encerra nesta sexta-feira (24) a semana de comemoração aos surdos

24/09/2021

Por

Programação do Setembro Surdo termina hoje na escola São José de Guaramirim

Divulgação

A Escola de Ensino Fundamental São José, do Rio Branco, encerra nesta sexta-feira (24) a semana de comemoração aos surdos. É um dos três estabelecimentos em Santa Catarina – os outros estão em Joinville e Chapecó – que teve a implantação de turmas bilíngues em tempo integral, em 2021. A iniciativa atende estudantes surdos do 1º ano do ensino fundamental, facilitando a apropriação dos conteúdos escolares na língua materna (Libras) e na modalidade escrita da língua portuguesa.

O diferencial do projeto é a construção de um ambiente linguístico que respeita os aspectos específicos da educação de estudantes com surdez, garantindo a presença do professor surdo em todo o processo de aprendizagem escolar, sem a necessidade de tradução ou adaptação.

A abertura da comemoração foi no segunda-feira (20), com explanação sobre o Setembro Surdo (ou Setembro Verde), com a participação de professores, da Associação dos Surdos, com mãe ouvinte com filho surdo e experiência de uma família bilíngue. Durante todos os dias da semana houve atividades. O fechamento é neste dia 24, com um encontro surpresa, conforme a programação.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x