Esportes

Resumo da Copa: Com goleada, Austrália elimina Canadá e avança em 1º no mundial feminino

Nigéria empata com Irlanda e passa de fase; Japão goleia a Espanha e fecha grupo com 100% no Grupo C

31/07/2023

A Austrália precisava da vitória e fez jus para conseguir uma grande goleada por 4 a 0 em cima do Canadá, na última rodada do Grupo B da Copa do Mundo Feminina. A coanfitriã anulou a seleção adversária e construiu o placar em Melbourne com dois gols de Raso, no primeiro tempo, e outros de Fowler e Catley, na segunda etapa.

As Matildas passaram de fase como líderes da Chave E, de quebra, eliminaram a atual campeã olímpica. Foi a primeira vez na história da competição que uma atual campeã olímpica foi eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. Ídolo da seleção canadense, Sinclair, aos 40 anos de idade, se despediu sem balançar a rede em seu sexto mundial.

Sinclair após a derrota do Canadá para a Austrália. | Foto: William West/AFP

Depois de ficar fora dos dois primeiros jogos por uma lesão na panturrilha, Sam Kerr foi relacionada para a partida, mas como opção no banco de reservas. Diante da atuação da Austrália, a estrela da seleção nem precisou entrar em campo. A Austrália foi a 6 pontos e terminou como líder do grupo B.

A Nigéria empatou sem gols com a Irlanda e, com 5 pontos, ficou com a segunda colocação. O Canadá somou 4 pontos na campanha e ficou à frente apenas das irlandesas. Os adversários nas oitavas de final ainda não estão definidos. A Austrália vai enfrentar o segundo colocado do grupo D, e a Nigéria, o primeiro. As partidas estão marcadas para o dia 7 de agosto.

Randy Waldrum reúne jogadoras da Nigéria no campo após empate com Irlanda. | Foto: Reuters/Dan Peled

Chiamaka Nnadozie ajoelhou-se no gramado com um sorriso no rosto, as mãos fechadas – entre o aperto das luvas de goleira -, enquanto via as companheiras de time correndo na direção do campo após o apito final. Única equipe africana a participar de todas as nove edições do mundial feminino, a Nigéria estará no mata-mata pela terceira vez na história, somando esta edição aos torneios de 1999 e 2019.

Onome Ebi e Osinachi Ohale comemoram classificação da Nigéria às oitavas. | Foto: REUTERS/Dan Peled

A Irlanda, por sua vez, despede-se de sua primeira participação em Copas com ao menos um gol marcado – ainda no duelo com o Canadá – e agora com um ponto somado. A Irlanda registrou uma maior posse de bola, com 56% contra 43%, e a Nigéria dominou as finalizações, com nove contra cinco das adversárias, mas apenas três – de ambas as equipes juntas – foram no alvo. Não à toa, terminaram com o placar no 0 a 0.

Grupo C

O Japão foi a primeira seleção a fechar a fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023 com 100% de aproveitamento. A terceira vitória no torneio se deu em cima da Espanha, uma das favoritas ao título: 4 a 0 na madrugada desta segunda-feira (31), no Estádio Wellington Regional, na capital da Nova Zelândia.

O Japão abriu o placar aos 11 minutos. Depois do longo lançamento vindo da defesa, feito pela zagueira Kumagai, a ala-esquerda Endo cruzou com estilo para Miyazawa. A atacante invadiu a área e chutou de canhota. O segundo gol da centroavante Ueki. Aos 28 minutos, em outro lance rápido de contra-ataque, ela recebeu a bola pelo lado esquerdo da área, puxou para o meio e chutou forte. A bola desviou na zagueira Irene Hernandez antes de entrar.

Jogadoras do Japão comemoram um dos gols sobre a Espanha. | Foto: Reuters

O baile japonês no primeiro tempo se encerrou com o terceiro gol, aos 39 minutos. Em nova jogada de contra-ataque, após erro na saída de bola adversária, Ueki esticou para Miyazawa, que chegou batendo deslizando. Três finalizações, três gols do Japão. Miyazawa assumiu a artilharia da Copa do Mundo 2023, com quatro gols. A equipe japonesa abdicou ainda mais da posse de bola no segundo tempo e procurou apostar essencialmente em contra-ataques.

A Espanha até criou algumas finalizações, mas sem conseguir acertar o alvo. A pá de cal veio aos 37 minutos. Depois da cobrança de lateral, a atacante Tanaka partiu com tudo em direção ao gol, ajeitou para a perna esquerda e mandou a bola no ângulo do outro lado. Golaço. Com esse resultado, a seleção do Japão vai enfrentar nas oitavas de final a Noruega, no próximo sábado (5), em Wellington. No mesmo dia, a Espanha vai encarar a Suíça, em Auckland.

Camisa 7 do Japão, Miyazawa é a artilheira da Copa do Mundo Feminina, com quatro gols. | Foto: Reuters

No outro jogo do Grupo C, disputado no Estádio Waikato, em Hamilton, também na Nova Zelândia, a Zâmbia venceu a Costa Rica por 3 a 1 e terminou em terceiro lugar. Os gols da partida foram da zagueira Mweemba, da atacante Kundananji e da centroavante Banda (de pênalti), para a equipe africana, e da meia Herrera para as costarriquenhas.

Resumo da Copa: Com gol nos acréscimos, Colômbia supera Alemanha e vira líder no Grupo H

Ciclismo: Atletas de Jaraguá do Sul sobem ao pódio em etapa do estadual de Mountain Bike

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x