Geral

Santa Catarina conquista sua sexta Indicação Geográfica com maçã Fuji

A certificação, na categoria de Denominação de Origem (DO), foi anunciada nesta terça-feira (3)

04/08/2021

A maçã Fuji de São Joaquim, conquistou a sexta Indicação Geográfica (IG) em Santa Catarina. A certificação, na categoria de Denominação de Origem (DO), foi anunciada nesta terça-feira (3) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e abrange uma área de 4.928 km² nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.

Leia mais:

Uma IG atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma, ou porque tem notoriedade na produção. A Denominação de Origem parte do pressuposto de que as características geográficas (naturais e humanas) dessa região determinam a singularidade e a qualidade do produto. A conquista é resultado de uma parceria desenvolvida pela Epagri, Sebrae, UFSC, com apoio de produtores locais e de outras instituições, como a Cidasc, por exemplo. A solicitação foi apresentada ao INPI pela Associação de Produtores de Maçã e Pêra de SC (Amap).

A maçã Fuji produzida na região de São Joaquim destaca-se por suas características únicas de cor, formato e sabor, entre outras. Por isso, ela foi objeto de pedido de Indicação Geográfica. A elevada altitude da região delimitada pelo IG (acima de 1.100 metros) é fator determinante para essas diferenciações.

A Epagri/Ciram foi o órgão responsável por fazer a caracterização de clima e solo que resultou na delimitação da área da IG. “A maçã Fuji da Região de São Joaquim é reconhecida internacionalmente por sua qualidade e para a delimitação da área geográfica da IG foram considerados critérios climáticos, fitogeográficos, fenológicos e produtivos, pois eles se relacionam com a qualidade dos frutos”, descreveu Angelo Massignam, gerente da instituição.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x