Estadual

SC tem redução de estiagem e melhora no abastecimento público do Estado

O Boletim Hidrometeorológico Integrado nº 38 foi publicado ontem (12)

13/05/2022

Por

SC tem redução de estiagem e melhora no abastecimento público do Estado

Renan Medeiros/Secom

O aumento no volume de chuva em grande parte de Santa Catarina reduziu a estiagem e melhorou o abastecimento de água no Estado. Mesmo com os índices melhores, o monitoramento hidrometeorológico será mantido. Essa é a recomendação do Boletim Hidrometeorológico Integrado nº 38, publicado ontem (12).

Nas primeiras semanas de maio, a chuva ocorre associada a passagem frequente de sistemas de baixa pressão em todos os níveis da atmosfera. Estes sistemas estão trazendo acumulados de precipitação mais altos em grande parte do estado. Em abril, foram registrados cerca de 200 a 300 milímetros no Oeste do Estado e de 50 a 150 mm nas regiões do Vale do Itajaí, Serra e Litoral.

Para o fim de maio, a previsão é uma mudança no padrão de chuva, indicando a chegada de um período mais seco em relação às primeiras semanas. E entre junho e julho de 2022, período do outono e inverno no hemisfério sul, o volume de chuva em Santa Catarina deve ficar abaixo da normalidade.

Conforme o secretário executivo do Meio Ambiente (Sema), Leonardo Porto Ferreira, percebe-se que houve significativa melhora nas condições no abastecimento urbano na maior parte Santa Catarina, mas ainda se observa municípios em estado de alerta e atenção em todas regiões.

“Sendo assim, são mantidas a necessidade de mobilizações e medidas de mitigação no sentido de reduzir os impactos da estiagem aos prestadores de serviços neste momento, bem como campanhas de uso racional e consciente por parte dos usuários de recursos hídricos e da população de modo geral, com especial atenção até que sejam atualizadas as informações ”, enfatiza.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x