Estadual

Secretaria do Desenvolvimento Social de SC lança Programa Lixo Zero

O objetivo é ser uma secretaria lixo zero a partir de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, focado nas metodologias do Lixo Zero

07/06/2022

Por

Secretaria do Desenvolvimento Social de SC lança Programa Lixo Zero

Fabiano Peres/SDS

O Programa Lixo Zero foi lançado ontem (6), pela secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é ser uma secretaria lixo zero a partir de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, focado nas metodologias do Lixo Zero.

“Seremos a primeira secretaria de Estado a implantar o programa. Além de separarmos corretamente o lixo para reciclagem, também teremos uma horta orgânica. Os resíduos orgânicos gerados na sede devem virar adulto para as plantas através da compostagem”, explica o secretário do Desenvolvimento Social, João Batista Costa.

O objetivo é descartar os resíduos produzidos na sede da SDS de forma correta e em seis meses atingir a meta do Lixo Zero. A quantidade média de lixo gerada na SDS é de 20 quilos por semana. “Hoje o destino é basicamente o aterro sanitário, pois o material não está sendo separado para a coleta seletiva. A ideia é que somente 10% vá para o aterro sanitário, que são os não recicláveis como fio dental, papel higiênico, resíduos da varreção”, explica o Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Arthur Rancatti.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x