Geral

Terceira fase da campanha contra a gripe registra baixa adesão de crianças em Jaraguá do Sul

Até o momento, apenas 31% do público infantil de 6 meses a menores de 5 anos foi imunizado.
 

19/05/2020

Por

Terceira fase da campanha contra a gripe registra baixa adesão de crianças em Jaraguá do Sul

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul informa que em plena terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe (influenza) foram aplicadas 31 mil das 45 mil doses disponíveis. No entanto, um fato chama a atenção: a baixa adesão de crianças com idade de até 6 anos. Apenas 3457 delas  (31%) foram imunizadas.

“É preciso ter essa adesão dos pais para proteger contra a influenza, porque também é uma doença que pode levar à hospitalização e até a óbito”, alerta a a supervisora de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Machado Kneipp.

 Além do público infantil mencionado, a fase 3 da campanha contra a gripe pretende imunizar professores e auxiliares de sala, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), adultos de 55 a 59 anos, pessoas com necessidades especiais Este grupo é o maior, com 20,3 mil pessoas a serem imunizadas.

Leia mais:

“Destas, as crianças merecem uma atenção maior porque, historicamente, não atingem a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Nos últimos anos foram vacinadas, em média, 80% das crianças”, observou Ana.

Outro grupo que tem mostrado baixa adesão à campanha contra a influenza são as gestantes. Apenas 610 foram imunizadas nas unidades de saúde do Município o que corresponde a 35% da meta estabelecida pelo Ministério de Saúde para Jaraguá do Sul.

Em relação aos demais públicos-alvos da campanha, a maior adesão são dos trabalhadores de saúde com 3087 imunizações (132%) e dos idosos com 14224 vacinas (121%). Puérperas (até 45 dias após o parto) também já supriram a meta com 304 aplicações (106%). Foram vacinadas ainda 6112 pessoas com alguma comorbidade. No entanto, esse público não tem meta de imunização estabelecida.
 
A Secretaria de Saúde também deve divulgar nos próximos dias, dados relacionados à imunização no sistema carcerário. A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até 5 de junho.

Notícias relacionadas

x