Geral

Trecho da BR-280 SC terá segundo viaduto de travessia de fauna do Brasil

Trata-se de uma travessia para a fauna que será instalada no limite entre os municípios de Guaramirim e Schroeder,

25/05/2020

Por

Trecho da BR-280 SC terá segundo viaduto de travessia de fauna do Brasil

A BR-280-SC, no trecho do lote 2.2 em duplicação, contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul passando por Schroeder I, Vieira e João Pessoa, onde estão os dois túneis, vai receber o primeiro overpass de Santa Catarina e o segundo do Brasil.

Trata-se de uma travessia para a fauna que será instalada no limite entre os municípios de Guaramirim e Schroeder, na altura do Km 64, garantindo a conexão de dois fragmentos de vegetação nativa da Mata Atlântica.
O objetivo é reduzir o número de atropelamentos de animais e aves.

O overpass pioneiro no Brasil foi instalado na Floresta Nacional do Carajás, no Pará, em maio do ano passado. Ponte verde, ecoduto, overpass, todos esses nomes definem um viaduto para travessia de fauna.

Leia mais:

Essa travessia ajuda a preservar a vida silvestre. Trata-se de uma passagem verde que permite aos animais circularem de maneira segura em seus habitats, protegendo-os e prevenindo acidentes. Assim, diminui-se o risco de atropelamentos quando eles precisam atravessar uma rodovia, por exemplo.

Nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países europeus e asiáticos eles já existem e são eficientes. Para funcionar, esses viadutos precisam direcionar, induzir e conter os animais. Para isso, devem ser instaladas cercas em cada lado dos acessos, feitas de arame galvanizado, com mais de dois metros de altura.

Além dessa proteção, o overpass deve receber vegetações arbustivas e pequenas, que simulam a continuidade do terreno. Dessa maneira, os animais não percebem que estão atravessando uma ponte e a passagem segura é garantida.

 

Notícias relacionadas

x