Colunas

Vamos Falar de Gastronomia

O que é gastronomia? Qual o real significado deste termo mundialmente difundido e que todo mundo fala?

08/05/2020

Buenaaas, como estão? Chef Gabriel Leoni aqui, e como vocês já sabem, é sexta-feira e dia de falar de Gastronomia ?

Antes de mais nada lhes faço uma pergunta? O que é gastronomia? Qual o real significado deste termo mundialmente difundido e que todo mundo fala?

Pois bem, vamos por partes…

Segundo o Dicionário Priberam, Gastronomia pode ser definido como:

  • 1 – Conjunto de conhecimentos e práticas relacionados com a cozinha, com o arranjo das refeições, com a arte de saborear e apreciar as iguarias;

A origem etimológica da palavra “Gastronomia”, diz que a palavra nasceu da junção de outras duas palavras: “Gastro” mais “Nomia”.

  • Gastro – Significado de Gastro. substantivo masculino Palavra de origem grega, que significa estômago, ventre. Etimologia (origem da palavra Gastro). Do grego Gaster, estômago.
  • Nomia – Geralmente as palavras que terminam com o sufixo – “Nomia” fazem relação ou exprimem normas, regras e leis.

Legal Chef, mas não entendi nada rs, o que isso realmente quer dizer?

A definição totalmente arcaica e nada usual acima não define de forma prática seu real significado.

Gastronomia, é um universo mágico, onde tudo que está relacionado ao ato de comer, beber e servir, bem como todos os profissionais que atuam neste ramo e nele estão inseridos, compreendem e definem o que chamamos hoje de Gastronomia.

Erroneamente, muitas pessoas tendem a relacionar a gastronomia somente com a arte de cozinhar, sendo que esta é somente umas das áreas da qual o termo abrange. Quando falamos dela, precisamos ter em mente que uma existe toda uma cadeia de trabalho, profissionais e áreas distintas que estão envolvidas para que de fato ela exista e se defina

A Gastronomia é um todo.

Pensem comigo…

Produtores de alface estão envolvidos na gastronomia?

Se sua resposta foi sim, você está certo.

Se ninguém plantar, não vai ter o que servir, se ninguém entregar, não vai ter o que servir, se ninguém receber, higienizar e preparar, não vai ter o que servir, se ninguém te levar o prato até a sua mesa, não vai ter como você comer, e assim por diante.

Desta forma podemos entender como é amplo esse universo, e como ele se estende muito além das panelas. Falar de gastronomia envolve paixão, dedicação, e consciência de que muito se está por trás do simples ato de se sentar e degustar aquela maravilhosa refeição no seu restaurante favorito.

Hoje em dia cada vez mais os brasileiros tem de se dado conta de que a gastronomia deve ser tratada como um momento de exploração dos prazeres a mesa. Os números de restaurantes cresceram, (podemos ver isso nitidamente aqui em Jaraguá do Sul), as opções se multiplicaram, os paladares se afloraram, se tornaram cada vez mais exigentes e cada vez mais as pessoas entendem e apreciam o valor de uma boa comida, mas o mais impressionante é que começou a se dar valor a EXPERIENCIA como um todo.

Falar de gastronomia é falar de EXPERIÊNCIAS, tanto gustativa, quanto olfativa, tátil e sonora.

O termo Food Experience, está cada vez mais em voga, em alta. Este termo surgiu como uma necessidade de mercado. Donos de estabelecimentos perceberam que oferecer uma experiência única para o cliente é imprescindível para que exista o desejo de voltar para o restaurante.

O conceito de Food Experience é bem simples. Na verdade, o termo em inglês tem como tradução literal “experiência da comida” e basicamente esse é o significado real.

Os clientes buscam cada vez mais interação entre espaço, música, ambiente, decoração, exploração de conceitos, atendimento, sabor (é óbvio) e que acima de tudo aquela refeição seja um momento inesquecível.

A comida, a bebida, as companhias e principalmente o momento como um tudo possuem uma simbologia e um significado marcante nas pessoas. Dificilmente você irá se lembrar de um prato por si só, pois com toda certeza a lembrança estará ligada a toda experiencia do momento como um todo. A companhia que estava com você ou mais de uma, a música de fundo, a bebida que acompanhava a refeição, as risadas, o atendimento especial (talvez você até se lembre do nome do seu garçom), e assim você começa a perceber que aquela noite memorável de um jantar especial, na verdade pouca estava conectada a comida, mas sim como uma experiencia sensorial mágica que pairava sobre você naquela noite/dia especial.

Agora você entende que os grandes restaurantes realmente vendem: EXPERIENCIAS.

A Gastronomia é mágica por isso, por que nos desperta sentimentos profundos tanto afetivos quanto melancólicos. 

Me despeço hoje aqui com um aceno (abraços estão suspensos por enquanto rs) e deixo uma última reflexão para vocês?

Quando foi a última vez que vocês tiveram uma experiência mágica gastronômica?

Como sempre, desejo a todos um ótimo final de semana, um feriado maravilhoso de muita paz, luz e comida boa. E não esqueçam de se cuidarem, lavar as mãos sempre, beber bastante água e praticar a Cozinha Terapia. Beijos do Chef

Gabriel K Leoni

 

 

 

Por

Notícias relacionadas

x