Geral

Vereadoras de Jaraguá lembram Maio Laranja contra exploração sexual infantil

Diariamente, mais de 70 crianças sofrem violência sexual no Brasil

13/05/2022

Por

Vereadoras de Jaraguá lembram Maio Laranja contra exploração sexual infantil

Divulgação

Diariamente, mais de 70 crianças sofrem violência sexual no Brasil. Cerca de 50% delas com idade entre um e cinco anos. Santa Catarina também contribui para essa triste realidade. Segundo o 15° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Estado teve a quarta maior taxa de estupros de crianças e adolescentes no Brasil em 2020. Naquele ano, foram registradas 2.569 ocorrências de abuso de jovens no Estado. Dessas vítimas, 14% tinham de 0 a 4 anos de idade, 26% eram de 5 a 9 anos, 37% tinham de 10 a 13 anos e 23%, de 14 a 19 anos.

Para combater esses crimes e tentar mudar esse cenário, foi criado o Maio Laranja, mês de conscientização e de luta contra a exploração e o abuso infantis. Na sessão de terça-feira (10) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, as vereadoras Nina Santin Camello e Sirley Schappo usaram a tribuna legislativa para enfatizar a campanha.

Sirley lembrou que a sua cor favorita é a laranja, mas afirmou que dessa vez vestia um lenço alaranjado por um motivo triste. Ela explicou que a cor foi escolhida por ser a mesma cor de uma flor chamada gérbera, que é uma flor relativamente frágil e que simboliza a fragilidade das crianças. A vereadora advertiu que os números de casos de abuso infantil são grandes, mas que com certeza escondem uma realidade ainda mais cruel, já que a estimativa é de que apenas 7,5% dos casos sejam denunciados às autoridades.

Nina Santin Camello lembrou que o mês de maio foi escolhido por ter sido nesta data em que a menina Araceli, de oito anos de idade, foi assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado seis dias depois do crime, desfigurado por ácido e com marcas de violência sexual. Ela advertiu que ocorrências de abuso infantil também acontecem em Jaraguá do Sul. Por conta disso, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Assistência Social do Município, vai realizar ações nos próximos dias em alusão ao Maio Laranja.

“Se você souber de algum caso desse tipo, disque 100 ou procure o Conselho Tutelar, vamos acabar com essa violência”, finalizou.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x