Geral

WEG 2021 – 60 anos construindo o nosso futuro: Mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica voltou à tona como um dos métodos mais eficientes para o deslocamento da população

16/09/2021

Por

WEG 2021 – 60 anos construindo o nosso futuro: Mobilidade elétrica

Divulgação/WEG

A mobilidade é um desafio crescente da população, tanto de pequenos como de grandes centros urbanos. Uma equação que fica ainda mais complexa quando é preciso equilibrar preservação ambiental, diminuição de gases de efeito estufa e do uso de combustíveis fósseis, entre outros. Nesse sentido, a mobilidade elétrica voltou à tona como um dos métodos mais eficientes para o deslocamento da população.

Sabia que os carros elétricos surgiram no final do século XIX, mas foram soterrados pelos baixos investimentos em tecnologias e pelo forte lobby da indústria do petróleo? Voltando à atualidade, a tendência por veículos exclusivamente elétricos, híbridos e combustíveis alternativos está crescendo de forma acelerada e aquecendo o mercado, principalmente com o desenvolvimento de soluções powertrain adaptadas a diferentes modais de transporte.

Nesse sentido, em 2020, os destaques da WEG estão nas soluções integradas para veículos elétricos, com as linhas de motores elétricos e de inversores de frequência para tração elétrica. A tração elétrica WEG é uma solução que se diferencia pela relação peso e potência, contribuindo para veículos mais leves e eficientes, unindo eficiência e qualidade. Pode ser usada em veículos pesados, como ônibus e caminhões; médios, como caminhões de entrega, micro-ônibus e furgões; trens, monotrilhos, VLTs, bondes; embarcações diversas como navios de apoio a plataformas e empurradores; veículos leves, como carrinhos de golfe, rebocadores industriais, empilhadeiras elétricas e similares; também podem ser usados no acionamento de cargas auxiliares, como compressores, bombas e ventiladores instalados em veículos.

Outra solução WEG no segmento da mobilidade elétrica é a linha de Estações de Recarga para Veículos Elétricos WEMOB (WEG Electric Mobility), projetada para atender as necessidades de potência, velocidade de recarga e segurança. Os equipamentos estão disponíveis em dois modelos: Wall, para residências e condomínios, e Parking, para shoppings, estacionamentos e espaços públicos. Em 2020, foram fornecidas 10 estações linha WEMOB WEG para o projeto VEM Paraná de estímulo à adoção de políticas sustentáveis e difusão de modelos inovadores em mobilidade urbana.

Confira o caderno especial dos 60 anos da WEG feito pelo JDV (clique aqui)

Texto: Carolina Veiga

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x