Geral

WEG testa Inteligência Artificial para combater vazamentos de água

Solução detecta vazamentos em sistemas do Samae

01/04/2022

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente nas operações industriais e também pode ser um forte aliada na identificação de vazamentos de água. Uma solução desenvolvida de forma personalizada pela BirminD, empresa do Grupo WEG, já está sendo usada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. A solução on-demand trata-se de um software desenvolvido exclusivamente para detectar anomalias no sistema de distribuição de água.

A BirminD iniciou as tratativas com o Samae para desenvolver uma solução adequada ao programa de eficiência hidroenergética Samae Sustentável de Jaraguá do Sul. “Para fazer o controle ativo de vazamentos, utilizamos equipamentos eletrônicos para detecção de perdas físicas com tecnologia de análise feita por inteligência artificial”, explica Diego Mariano, CEO da BirminD.

Segundo o especialista, o sistema consiste na coleta de amostras de ruídos provenientes do fluxo de água detectados nos quadros de ligação. Através de pré-processamento de dados, aplicação de algoritmos de IA, que identificam os padrões da operação, a solução é capaz de identificar e enviar alertas para vazamento e consumo atípico.

A solução busca otimizar o trabalho de detecção, poupando esforço humano, diminuindo o tempo de ocorrência desses vazamentos, reduzindo a perda nas tubulações de água e garantindo o abastecimento pleno.

Testes: Solução detecta vazamentos em sistemas do Samae

O Samae de Jaraguá do Sul é referência no setor de saneamento em Santa Catarina. A autarquia conta com um planejamento que acompanha o crescimento populacional do município, atendendo a 99,8% da população com redes de distribuição de água, que passa de 900 quilômetros, para abastecer 68.104 unidades consumidoras.

A solução de IA da BirminD foi aplicada em sete das 40 SAATs (Sistema de Abastecimento de Água Tratada) da autarquia e durante os testes foram detectados automaticamente dois vazamentos que, juntos, representavam aproximadamente uma piscina olímpica de desperdício de água por dia.

Atualmente a Samae de Jaraguá do Sul trata cerca de 32.000 m³ diários e os vazamentos correspondiam a aproximadamente 3% do volume total de água tratada diariamente.

Gradualmente a solução desenvolvida pela BirminD será ampliada até compreender todo o sistema de tratamento e distribuição de água do Samae de Jaraguá do Sul.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x