Geral

125 anos de Corupá: Recortes históricos – da colonização à emancipação

Inicialmente, recebeu o nome de Hansa Humboldt em homenagem ao Barão Alexander Von Humboldt

07/07/2022

1895

Chegaram a Joinville W. A. Sellin, Axel Von Diringshofen e o agrimensor Gieseke, responsáveis pela demarcação das primeiras áreas de terras do atual município de Corupá.

1897

Em 7 de julho de 1987, Otto Hillbrecht, seus filhos Otto e Wilhelm Ehrhardt e sua esposa chegam à região de Corupá e se tornam os primeiros colonizadores do município. Pouco depois, no primeiro ano, eles são seguidos por outras famílias imigrantes, todas alemãs, que escolheram a região para recomeçar. O dia 7 de julho passou a ser considerado a data de fundação do município. Inicialmente, recebeu o nome de Hansa Humboldt em homenagem ao Barão Alexander Von Humboldt.

Quem foi Alexander Von Humboldt?

Humboldt foi geógrafo, filósofo, historiador, explorador e naturalista alemão. Ele desenvolveu o conceito de meio ambiente geográfico tal qual conhecemos hoje, que considera que as características da fauna e da flora de uma região estão intimamente relacionadas com a latitude, o tipo de relevo e as condições climáticas existentes. Para tal, realizou uma das mais importantes jornadas pela América Latina, chamada de “Segundo Descobrimento”, com duração de seis anos.

Durante a viagem, criticou o sistema colonial vigente, a escravidão dos indígenas e a exploração da natureza. Foi proibido de entrar no Brasil pela coroa portuguesa, que temia que ele fosse um espião espanhol e uma ameaça à soberania de Portugal na região.

Também foi um dos primeiros a apontar que o comportamento humano poderia alterar a natureza, a partir de seus estudos sobre as zonas climáticas, e por isso é considerado um dos primeiros ambientalistas do mundo.  Completaria 250 anos em 2019. Foi admirado por ninguém mais, ninguém menos que Darwin, e, em 2020, tema de uma das questões do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.

1899

Fundada a primeira comunidade evangélica e o primeiro hotel, o Hotel Pieper, pelo casal Wilhelm e Maria Pieper.

1900

Construída a primeira escola do município, com aulas ministradas ainda em alemão.

1906

Fundado o Orquidário Catarinense de Roberto Seidel, um dos mais antigos em atividade do país.

1908

Em 11 de maio de 1908 foi criado, oficialmente, o distrito de Hansa Humbolt, que tinha como primeiro intendente foi Ernesto Rückert.

1910

Em 1910, começou a constrição da estrada de ferro ligando o porto de São Francisco do Sul ao Planalto Catarinense, fato que se tornou decisivo para o desenvolvimento de Corupá. Nesse ano, chegou a Corupá o primeiro trem vindo de São Francisco do Sul.

1920

Inaugurada a firma Luz e Força Hansa, que forneceu energia elétrica para o município até 1958.

1927

Corupá foi definida pelo Dr. Adolfo Konder como “Califórnia do Brasil” devido à paisagem e à abundância de laranjas que aqui se encontravam.

1928

Fundado o primeiro jornal do município, denominado “Jornal de Hansa”, por José Maffezzolli, prático de tipografia vindo de Brusque.

1929

Lançada a pedra fundamental para construção do Seminário Sagrado Coração de Jesus e fundada a Banda Jazz Elite.

1944

Passou a se chamar Corupá, nome de origem tupi-guarani que significa “lugar de muitas pedras”.

1958

Foi emancipado como município, deixando de ser distrito de Jaraguá do Sul.

Texto: Carolina Veiga

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x